Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após ataque a plataforma de e-mails, dados de clientes são vazados: entenda!

Plataforma de e-mails sofre ataque hacker e dados de clientes são vazados. Situação já aconteceu anteriormente. Entenda o caso!

A plataforma de e-mails Mailchimp sofreu um ataque de hackers e dados de clientes foram vazados. De acordo com as investigações, a situação expôs informações de 133 usuários.

O golpe contra a empresa teria acontecido por meio de engenharia social e foi percebido no último dia 11. Na data, foi detectado o acesso não autorizado por meio de ferramentas de suporte do sistema.

Dados de clientes são vazados em ataque hacker ao Mailchimp

O ataque feito por cibercriminosos revelou credenciais de acesso a ferramentas internas da administração da empresa. Como consequência, os usuários da plataforma também tiveram suas informações expostas.

Após ser detectado o ataque, o acesso dos hackers foi suspenso. A empresa restringiu o acesso de contas que também podem ter sido corrompidas na ação dos criminosos.

O Mailchimp se pronunciou e afirmou ter tomado as providências cabíveis em um período inferior a 24h desde que o ataque foi detectado. A companhia também destacou que dados sensíveis, como senhas e dados bancários, não foram vazados na ação dos hackers.

Mailchimp se pronuncia sobre ataque hacker

Diante do ocorrido, a empresa entrou em contato com os usuários que tiveram suas informações expostas. A comunicação, feita por e-mail, serviu para alertar os clientes sobre a situação ocorrida. Além disso, a mensagem garante que os dados vazados não foram utilizados de forma maliciosa.

No entanto, não é a primeira vez que dados de clientes são vazados na plataforma Mailchimp. Em menos de um ano, esta é a segunda vez que acontece um vazamento. Só no ano passado, foram dois ataques desse tipo.

Em abril de 2022, cerca de 100 usuários foram vítimas dos cibercriminosos que utilizaram as informações roubadas para aplicar golpes de phishing.

A possibilidade de que novos golpes possam vir a ser aplicados após o recente hackeamento tem demandado alerta dos usuários da plataforma.

Imagem: Virrage Images/shutterstock.com