Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Apenas 14% dos trabalhadores usam o FGTS para comprar imóvel

De acordo com a plataforma de crédito imobiliário Credihome by Loft, entre seus usuários, somente 14,5% utilizaram o FGTS na compra do imóvel

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com a plataforma de crédito imobiliário Credihome by Loft, entre seus usuários, somente 14,5% utilizaram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra do imóvel.

A compra da casa própria é uma das oportunidades para ter acesso aos recursos do fundo, que só pode ser utilizado em situações estabelecidas em lei.

Classes A e B

Dessa forma, para muitas pessoas, a quantia do FGTS é suficiente para dar entrada no financiamento do imóvel e, assim, parcelar o restante da dívida a longo prazo. O estudo, que apresenta os dados do primeiro semestre de 2022, considera apenas os clientes da plataforma. Sendo que a maioria dos que fecham negócio fazem parte das classes A e B.

O que permite entender o porquê de um uso tão baixo do fundo. Pois, este público pode não atender algumas das regras do uso do FGTS. Como por exemplo, usar os recursos do fundo se já possuir um outro imóvel na cidade onde mora. Ou se a casa for superior a R$ 1,5 milhão.

“O fato de não utilizarem o FGTS mostra que estes clientes são pessoas com um poder aquisitivo maior e que contam com um planejamento financeiro muito bem estruturado. Isto é, querem manter a reserva para futuramente resolver outras pendências ou até mesmo usar o recurso durante a aposentadoria”, afirmou o presidente da Credihome by Loft, Bruno Gama ao Valor Econômico.

Aumento nas vendas

Embora tenha havido queda de renda da população, aumento nos preços dos imóveis e o encarecimento do financiamento imobiliário, devido a alta de juros. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) registrou, no primeiro semestre de 2022, volume acima na média de crédito garantido para compra de imóveis. Uma boa parte disso, é devido a programas de habitação popular. Já a outra parte ficou com a alta renda, que não perdeu tanto poder de compra.

“Com exceção dos programas habitacionais populares, seja ele federal ou estadual, o comportamento de não utilização do FGTS na aquisição de um imóvel vem crescendo ao longo dos anos e deve se concretizar ainda mais com o passar do tempo, visto que cada vez mais pessoas enxergam o recurso como uma reserva para o futuro”, ponderou o chefe de Produtos Financeiros da Credihome by Loft, Rafael Costa.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: 89stocker / Shutterstock.com