Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Apenas 27% dos brasileiros conseguiram economizar em 2021

2021 não foi um ano fácil para ninguém. Em suma, mesmo com o avanço da vacinação e a melhora no cenário da pandemia, a taxa de desemprego ficou em 13,2% no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 12 milhões de brasileiros desempregados.

Além disso, mais da metade dos brasileiros (63%) teve uma perda total ou parcial de renda. E desse total, 66% são da classe C. É o que aponta o estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Logo, ficou quase impossível economizar em 2021. Abaixo, confira os detalhes da pesquisa.

É provável que você também goste:

3 dicas para economizar na conta de luz

Valor de salários em circulação na economia sobe R$ 405 milhões em um ano

Apenas 27% dos brasileiros conseguiram economizar em 2021

De acordo com a pesquisa da Anbima, que ouviu 5.878 pessoas nas 5 regiões do Brasil, e das 5 classes sociais, mostra que 16% dos entrevistados perdeu o emprego. Enquanto 25% dos brasileiros declaram que alguém com quem moram, perdeu o trabalho.

Para driblar as adversidades, 54% dos brasileiros precisaram de dinheiro para alguma emergência. Em especial nas classes A/B (58%) e C (57%). Assim, a saída que eles encontraram, foi retirar dinheiro de aplicações, ou buscar outras reservas (40%). Ademais, houve quem pediu empréstimo, ou usou o cheque especial / rotativo (26%).

Além disso, o levantamento mostrou que somente 27% dos brasileiros conseguiram economizar em 2021. A liderança da reserva de recursos ficou com as classes A/B (45%), e o número dos que fizeram alguma economia no período cai na classe C (25%). Já na classe D/E o índice é ainda menor: apenas 1 em cada 10 conseguiu guardar dinheiro durante 2021.

Entre as pessoas que conseguiram poupar, a estratégia mais usada por 44% dos brasileiros, foi reduzir os gastos ou deixar de sair. Em 2º lugar, ficou evitar compras desnecessárias (21%) e, em terceiro, controlar as despesas (18%).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: New Africa / Shutterstock.com