Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após cancelamento por doença, Lula chega à China para compromissos políticos

Entre os assuntos que a comitiva de Lula irá abordar na viagem à China, estão as relações comerciais entre os dois países. Entenda!

O presidente Lula (PT) embarcou na manhã de hoje (11) em destino à China, onde irá estabelecer novas parcerias comerciais com o país asiático. Anteriormente, a viagem deveria ter acontecido em 25 de março, mas precisou ser cancelada devido a um diagnóstico de pneumonia do chefe do Executivo.

Esta é a 4ª visita de Lula à China, que possui relações diplomáticas com o Brasil desde 1974. O país é, atualmente, responsável por 27% da exportação brasileira, sendo o principal parceiro comercial dos produtos brasileiros.

Na ocasião em que a viagem aconteceria em março, apenas Dilma chegou à China. Isso porque a ex-presidente assumiu a presidência do Brics.

Retomada de parceria com a China é importante para o Brasil

Para a viagem de Lula à China, há uma expectativa que aconteça a retomada da relação com os chineses, uma vez que o ex-presidente Bolsonaro (PL) manteve certa hostilidade com o país durante seu mandato. Entretanto, a primeira reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social saiu da pauta e foi adiada para maio.

O encontro entre Lula e o presidente chinês Xi Jinping deve ocorrer no dia 14 de abril, com retorno da equipe do presidente no dia seguinte. Na lista da comitiva que acompanha o chefe do Executivo estão 39 congressistas, incluindo políticos como o Deputado Federal Cléber Verde (Republicanos – MA), que eram da base de apoio de Bolsonaro.

Além dele, parlamentares do PP, Podemos, PSDB e Patriotas foram convidados para a viagem de Lula. Dessa forma, o presidente busca conciliar divergências políticas e apresentar uma comitiva plural para buscar oportunidades econômicas na parceria.

Pautas que estarão no encontro de Lula com representantes chineses

Sabe-se que a agenda de Lula na China irá abordar temas como a agenda econômica brasileira para o agronegócio, infraestrutura e tecnologia. Na prática, o governo pretende expandir a exportação de carnes para o país asiático, assim como trazer mais investimentos estrangeiros para o Brasil.

O presidente também assinará um acordo com o maior grupo de imprensa estatal da China. De acordo com informações do UOL, o objetivo é reforçar a corporação com a imprensa brasileira, aumentar a confiança pública e ampliar a relação entre os dois países.

Outro assunto que deve ser foco da visita é a busca de apoiadores para um acordo de paz que encerre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Em entrevista concedida nos últimos dias, Lula já defendeu que o conflito deve terminar e que acordos diplomáticos são importantes para o fim da guerra.

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil