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Após decisão judicial, Livraria Cultura fecha novamente; saiba mais

A Livraria Cultura encerra atividades na Avenida Paulista, refletindo desafios do mercado editorial. Descubra o impacto no setor livreiro

Com dívidas de aluguel desde 2020, que somam cerca de R$ 15 milhões, a icônica Livraria Cultura localizada na no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, encerrou suas atividades em definitivo nesta segunda-feira (1º). 

De acordo com o comunicado da empresa, nos últimos 3 anos, buscaram um acordo com o proprietário sobre o valor do aluguel para continuar operando no Conjunto Nacional, mas infelizmente não chegaram a uma “solução viável”.

Fechamento da Livraria Cultura

Em maio de 2021, a Livraria Cultura teve o plano de recuperação judicial aprovado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, em 22 de fevereiro de 2024, o ministro Raul Araújo negou a suspensão da ordem de despejo da loja na Avenida Paulista.

Contudo, não é a primeira vez que a loja é fechada por decisão judicial. Entretanto, em junho de 2023, com a suspensão de uma liminar de falência, a livraria pode reabrir sua unidade no Conjunto Nacional.

Assim, a decisão judicial que levou ao fechamento da Livraria Cultura na Avenida Paulista evidenciou os desafios enfrentados pelo setor livreiro. Questões como aluguéis altos e mudanças nos hábitos de consumo contribuíram para o desfecho.

Imagem da sede da Livraria Cultura em São Paulo
Imagem: Twitter / Reprodução

Símbolo cultural

A Livraria Cultura, ao longo de sua história, tornou-se um símbolo cultural da cidade de São Paulo. Conhecida por sua vasta seleção de livros e eventos culturais, ela desempenhou um papel fundamental na promoção da literatura e da arte.

No entanto, o fechamento da Livraria Cultura na Avenida Paulista reflete as transformações no mercado editorial, especialmente com o avanço das vendas online e dos e-books. Assim, as livrarias físicas enfrentam o desafio de se reinventarem para se manterem relevantes.

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Diante desse cenário, as livrarias físicas precisam buscar alternativas para atrair e fidelizar clientes. Investir em experiências diferenciadas, como eventos culturais, cafeterias e espaços de convivência, pode ser uma estratégia eficaz.

Imagem: Twitter / Reprodução