Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após polêmica com Lula, AGU pede banimento de Wallace do vôlei

Após polêmica com Lula, AGU pede banimento de Wallace do vôlei. Saiba o que o atleta fez para estar correndo o risco de deixar o esporte

Uma postagem do oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, pode acabar com a carreira do atleta. Isso porque, a Advocacia Geral da União (AGU) pediu, em nota, a abertura de um processo disciplinar contra o jogador e seu banimento do esporte. 

Na segunda-feira (30), o ex-oposto da Seleção Brasileira de Vôlei postou uma foto no Instagram em que aparecia num clube de tiro. Um dos comentários dizia se ele usaria a arma para dar um “tiro na cara do Lula”. Em resposta, ele abriu uma enquete nos stories perguntando quem faria isso e as opções eram sim e não. Após a repercussão negativa, Wallace apagou a publicação do seu perfil. 

Tanto o clube em que o jogador atua, quanto a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) emitiram notas repudiando a postagem e se posicionando contra qualquer tipo de discurso de ódio. 

AGU pede banimento de Wallace do esporte

Depois da repercussão dos últimos dias, o Sada Cruzeiro decidiu afastar o jogador das atividades do elenco por tempo indeterminado. Além disso, a AGU pediu ao Comitê Olímpico Brasiliero (COB) e a CBV que abrissem um processo disciplinar contra o atleta. 

De acordo com a nota enviada, na sua postagem, Wallace cometeu o delito de incitação ao crime. Ela também deixa claro que o discurso de ódio do jogador não pode ser confundido com liberdade de expressão. 

Nesse sentido, a AGU pede que o atleta pague uma multa de R$ 100 mil (valor máximo, conforme as leis) e que ele também seja banido do esporte.

Resposta 

Depois da nota da AGU, tanto o COB como a CBV anunciaram que já tomaram algumas ações. O COB disse que solicitou a abertura de um processo contra Wallace no Conselho de Ética da instituição. 

Já a CBV encaminhou o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por enquanto, o atleta segue afastado das quadras apenas por decisão do Sada Cruzeiro. 

Imagem: Reprodução/Instagram