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Após sofrer boicote por publicidade com influenciadora trans, Budweiser demite diretores

Ação publicitária com influencer trans gera revolta e inicia uma onda de protestos e boicote a cerveja famosa dos Estados Unidos. Saiba mais.

Empresa teve queda significativa nas vendas na última semana. Uma propaganda promovida com uma influenciadora transgênero deu origem a uma onda de protestos. Com prejuízos significativos nas vendas da companhia, culminaram na demissão de dois membros do alto escalão executivo.

O fato ocorreu com a Bud Light, versão mais suave da Budweiser, da ABInBev. Entre seu grupo de controladores, figuram os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles. O episódio corresponde a mais uma ação contrária aos direitos de pessoas transgênero.

O que aconteceu?

No início desse mês, Dylan Mulvaney, influenciadora trans com mais de 10 milhões de seguidores no TikTok, participou de um vídeo de publicidade da marca em que mostra seis cervejas com um desenho do seu rosto gravado nas latas, em homenagem a um ano desde que ela se declarou trans de forma pública.

Imediatamente os grupos conservadores iniciaram um boicote à cerveja, acusando a marca de promover e patrocinar pautas transgênero, o que representaria uma afronta às mulheres e poderia expor o público infantil à questões sobre sexualidade.

Consequências da ação publicitária:

Apenas dois dias após a publicação de Mulvaney, Kid Rock, músico com renome nos Estados Unidos, postou um vídeo em que, com um fuzil semiautomático em mãos, atirava em caixas da Budweiser. Outras figuras famosas de direita, como Ben Shapiro, também demonstraram descontentamento e aderiram ao boicote.

Além disso, uma ameaça de bomba direcionada a uma fábrica da empresa em Los Angeles também foi noticiada. Nesse meio tempo, as ações da Anheuser-Busch, dona da marca, despencaram. De acordo com o portal Axios, depois do início do boicote, elas caíram 5%, o que resultou em uma perda total de US$ 6 bilhões (R$ 30 bilhões).

A crise impactou diretamente o efetivo da empresa, o que gerou alterações no time de marketing. A vice-presidente da Bud Light na área, Alissa Heinerscheid entrou de licença, enquanto Daniel Blake, vice-presidente da Anheuser-Busch, foi afastado.

Em comunicado público, o CEO da companhia, Brendan Whitworth, reiterou que sua intenção nunca foi iniciar uma discussão que divide as pessoas e que o objetivo sempre será reuni-las em volta de uma boa cerveja.

Imagem: Magda Ehlers/Pexels.com