Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: como dar entrada na aposentadoria em 2022?

Como dar entrada na aposentadoria em 2022? Confira mais sobre o passo a passo; e veja as modalidades disponíveis para você.

A aposentadoria é um benefício de todos os trabalhadores, sendo concedido pela Previdência Social do país. Com isso, para ter direito ao descanso remunerado tão esperado e merecido, é preciso se encaixar em alguns requisitos perante a lei.

Contudo, muita gente têm dúvidas sobre quais são os tipos de aposentadoria que existem e, o mais importante, como fazer o pedido e iniciar este processo. Então, para saber como dar entrada na sua aposentadoria em 2022, confira a seguir!

Quais são as modalidades de aposentadoria?

Portanto, o primeiro passo é entender quais são os tipos de aposentadoria existentes hoje no Brasil. Entre elas, está a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, aposentadoria especial e por invalidez.

A aposentadoria por contribuição leva em conta o tempo em que o trabalhador contribuiu para o INSS. Em geral, os requisitos utilizados são de 30 anos para mulheres, e 35 para os homens.

Porém, após a Reforma da Previdência, as regras mudaram. A regra de transição de pontos agora aumenta gradativamente o tempo necessário, iniciando em 86 e 96 pontos, e chegando no total de 90 e 100 pontos em 2026.

Já a aposentadoria por idade se desdobra em outras modalidades, como urbana, rural e mista. Em geral, essa modalidade pede, no mínimo, 60 anos para mulheres, e 65 anos para os homens. Mas ele pode mudar em alguns casos.

Quanto à aposentadoria por invalidez, ela vale para quando o trabalhador não está mais apto a exercer sua função. Isso pode acontecer devido a um acidente ou alguma doença progressiva, por exemplo.

Por fim, a aposentadoria especial é destinada a pessoas que exercem atividades em condições perigosas. Neste caso, o tempo mínimo de contribuição pode variar. Mas, depois da reforma, além do tempo de contribuição mínimo, o INSS passou a exigir também idade mínima, sendo:

  • 55 anos para atividade especial de 15 anos; 
  • 58 anos para atividade especial de 20 anos; 
  • 60 anos para atividade especial de 25 anos.

Como dar entrada no seu pedido ao INSS?

Agora que você entende como funciona cada modalidade de aposentadoria, resta saber como dar entrada na sua. E a boa notícia é que isso pode ser feito de maneira 100% online, ou seja, sem sair de casa. Para isso, basta acessar o site oficial, ou o aplicativo Meu INSS (Android e iOS), e fazer o login.

Em seguida, vá até a tela inicial e escolha a opção “Pedir aposentadoria”. Na sequência, é só seguir o passo a passo do app. Por fim, o INSS terá um prazo de 30 dias para avaliar seu pedido.

Imagem: Inside Creative House/shutterstock.com