Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria por invalidez do INSS é um benefício vitalício?

A aposentadoria por invalidez do INSS pode ser vitalícia ou temporária, dependendo da avaliação médica e da possibilidade de recuperação do segurado.

A aposentadoria por invalidez do INSS é um benefício previdenciário concedido aos segurados que, por motivo de doença ou acidente, são considerados incapazes de trabalhar de forma total e permanente. A questão sobre se esse benefício é vitalício depende da avaliação médica e da condição do segurado.

Geralmente, a aposentadoria por invalidez é concedida sem estabelecer uma data de término para o benefício. No entanto, o INSS pode revisá-lo periodicamente para avaliar a continuidade da incapacidade.

INSS: Conheça os casos em que ela é vitalícia

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A mudança de nome para “aposentadoria por incapacidade permanente” reflete melhor a natureza do benefício. É concedida quando o segurado não pode mais trabalhar devido a doença ou acidente. O benefício não é definitivo e requer revisões médicas periódicas para avaliar a possibilidade de retorno ao trabalho.

Então, em alguns casos, a aposentadoria por incapacidade permanente torna-se vitalícia. Isso ocorre quando a incapacidade é irreversível ou quando o segurado atinge certa idade. Essa mudança visa adequar o benefício à realidade dos segurados e garantir a proteção social adequada.

Quais são estes casos?

Dessa forma, um beneficiário que ultrapassa a idade de 55 anos e já gozou do benefício de aposentadoria por invalidez por mais de 15 anos, não necessita passar pela perícia médica revisional. Isso também se aplica em casos onde o tempo de recebimento do auxílio-doença somado ao período de gozo da aposentadoria por invalidez alcance 15 anos.

Outro caso então, é quando o beneficiário da aposentadoria por invalidez chega aos 60 anos de idade, momento em que também está dispensado da perícia e a aposentadoria torna-se vitalícia.

Situações especiais

As regras que isentam segurados que convivem com o vírus HIV do processo de reavaliação são fundamentais para garantir a segurança e dignidade dessas pessoas. A AIDS é uma doença crônica degenerativa, sem cura, o que torna os portadores vulneráveis a convocações para novas perícias.

Veja também:

Nubank está liberando cartão de crédito para negativados; veja como conseguir

A Lei nº 13.847/2019 estabelece essa proteção, garantindo que eles não sejam submetidos a essa situação. Assim, essa medida é especialmente importante, pois a aposentadoria por incapacidade permanente é um amparo essencial para esses segurados, proporcionando-lhes condições mínimas de subsistência.

Imagem: rafapress / shutterstock.com