Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados do INSS recebem ótima notícia: redução dos juros do consignado

Os aposentados e pensionistas do INSS passaram a ter redução dos juros do consignado para empréstimos. Confira!

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam uma ótima notícia com a redução dos juros do consignado em empréstimos. Logo, uma decisão recente do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou essa medida.

A iniciativa, portanto, visa alinhar o teto do consignado aos cortes da Selic, a taxa básica de juros. Dessa forma, com a nova determinação, a redução mensal da taxa de juros esse tipo de empréstimo passa de 1,80% para 1,76%. Continue a leitura!

Conselho aprova redução dos juros do consignado para empréstimos

Idoso sorrindo com o celular na mão, fazendo gesto de comemoração
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Além da redução dos juros para empréstimo, também houve alterações para o cartão de crédito consignado de benefícios. Logo, a taxa máxima passou a ser de 2,61%, anteriormente era de 2,67%. Com isso, as alterações entrarão em vigor após oito dias úteis da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Apesar da nova determinação, as instituições bancárias têm a opção de não oferecer o consignado se discordarem da taxa estabelecida. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) expressou seu descontentamento com as reduções. Logo, ela criticou a tendência de queda de juros, alegando que isso trará prejuízos aos beneficiários do INSS, especialmente aos aposentados mais idosos e de menor renda.

O que é o empréstimo consignado do INSS?

O empréstimo consignado do INSS é um tipo de crédito controlado pela Previdência Social e que tem o desconto feito diretamente no valor do benefício previdenciário. Atualmente, o aposentado ou pensionista do INSS pode comprometer até 45% do seu benefício com o crédito consignado, distribuídos entre empréstimo pessoal, cartão de crédito e cartão de benefício.

Ademais, essa modalidade de empréstimo pode ser quitada em até 84 meses (sete anos), com juros limitados de acordo com as normas vigentes. Logo, a redução dos juros do consignado para empréstimo pode aliviar ainda mais o bolso dos segurados do INSS.

Veja também:

Atenção: fornecimento de água será cortado nesta quarta-feira (17); veja se será afetado

Por fim, os segurados podem verificar as taxas de juros do empréstimo pessoal cobrado por instituições financeiras diretamente no aplicativo ou site Meu INSS (Android, iOS), sem a necessidade de login e senha. Isso permite que os beneficiários possam comparar as taxas oferecidas por diferentes bancos e escolher a que melhor se adequa ao seu orçamento.

Imagem: fizkes / shutterstock.com