Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados e pensionistas com pendências relacionadas à prova de vida podem ter benefício suspenso

Confira aqui quem está em risco de perder seus auxílios e como você pode realizar o procedimento de prova de vida!

Mais de oito mil aposentados e pensionistas estão com risco de ter seus benefícios suspensos. Isso porque esses segurados não resolveram as pendências associadas ao processo de comprovação de vida da Previdência no Distrito Federal. Trata-se de pessoas que celebraram seus aniversários entre os meses de janeiro e julho de 2023.

Assim, 915 aniversariantes de março estão sujeitos a ter seus benefícios interrompidos ainda neste mês, caso não regularizem suas situações até o dia 16 de agosto. Nesse sentido, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) comunicou que um total de 8.087 beneficiários necessitam regularizar sua situação junto ao órgão. Portanto, confira a seguir como você poderá fazer isso!

Pendências na prova de vida do Iprev-DF

O Iprev-DF emitiu uma convocação aos aposentados e pensionistas nascidos em agosto, exigindo que realizem a comprovação de vida. Desse modo, o procedimento tem o propósito de efetuar a verificação anual da condição dos aposentados e pensionistas, assegurando a continuidade dos benefícios.

No caso de ausência de execução do procedimento durante o mês de aniversário correspondente, o indivíduo receberá notificações por via postal e eletrônica. Assim, o órgão orienta-o a regularizar a situação dentro de um período de trinta dias. Entretanto, o descumprimento deste requisito acarretará no risco de suspensão do pagamento da aposentadoria ou pensão.

Como posso realizar a prova de vida?

Inicialmente, a ação de comprovação pode ser realizada pessoalmente em qualquer agência do Banco de Brasília (BRB). Ainda, há opção de utilizar o aplicativo Prova de Vida GDF, disponível para Android e iOS. Para casos de beneficiários com mais de 90 anos que não podem se mover, há ainda possibilidade de solicitar visita domiciliar pelo e-mail de Agendamento.

Ademais, quem mora no exterior pode utilizar o app ou enviar correspondência. Porém, caso a localidade não apresente consulado ou representação diplomática, é preciso preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida, disponível no site do Iprev-DF.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com