Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados e pensionistas podem perder o pagamento ainda este ano; entenda a situação agora

ESTE grupo de aposentados e pensionistas podem perder o pagamento do benefício previdenciário; veja se seu nome está na lista.

Uma situação preocupante tem sido notada pelo Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo (IPAJM). Cerca de 3.165 servidores, entre aposentados e pensionistas, ainda não comprovaram que estão vivos e essa situação pode levá-los a perderem o pagamento. Isso porque o IPAJM realiza o recadastramento obrigatório, que deve ser feito a cada ano.

Aos que fazem aniversário entre setembro e dezembro, o prazo limite para o procedimento é dia 31 de dezembro. Caso o beneficiário não comprove que está vivo, o pagamento do benefício é interrompido. Mas afinal, como os aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida?

O que os aposentados do IPAJM devem fazer para não perder o pagamento?

idosa aposentada lendo noticia no notebook, com expressão de preocupação

O procedimento para os servidores aposentados do Espírito Santo não perderem o pagamento do benefício previdenciário é bem simples e pode ser realizado em uma das agências do Banestes. Elas estão espalhadas por diversos municípios do estado. Assim, ao dirigir-se à uma agência, o beneficiário deve portar um documento de identificação com foto e CPF.

Para os que têm dúvidas sobre o recadastramento, o IPAJM disponibiliza informações no site oficial. Ademais, outra forma de esclarecer possíveis questionamentos é entrar em contato com a Central de Atendimento, que recebe ligações pelo número (27) 3201-3180.

Quem deixar de fazer a prova de vida será penalizado?

O aposentado e pensionista que não comprovar que está vivo até o último dia do ano pode sofrer penalidades, sendo que a principal delas é a possibilidade de perder o benefício até que a situação seja regularizada.

Desse modo, a autarquia reforça a importância de os beneficiários realizarem o recadastramento dentro do prazo estabelecido, a fim de evitarem transtornos futuros.

Segurados do INSS vão receber mais dinheiro

Mais de três mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo receberão Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Esse dinheiro extra se deve ao fato de esses beneficiários terem ganhado ações contra o INSS.

Veja também:

Parceria da Apple com grande banco deve ser encerrada; entenda a situação

Assim, o valor total a ser pago será de R$ 2.146.721.732,30. Por fim, para saber se seu nome consta na lista, acesse o site do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com