Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Uber amplia recurso e mais pessoas podem aproveitar; veja detalhes

Recurso da Uber, que estava em fase de testes em algumas cidades brasileiras, agora chega a mais regiões.

Com o objetivo de oferecer uma opção de mobilidade segura e autônoma para os adolescentes, atendendo às preocupações de pais e responsáveis, a Uber expandiu um recurso inovador. Trata-se da conta “Uber Adolescentes”, uma alternativa que combina independência para os jovens e tranquilidade para os pais.

Conforme o anúncio da companhia na última segunda-feira (27), o recurso, que estava em fase de testes desde outubro deste ano em algumas cidades brasileiras, agora chega a Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos e Vitória. A ferramenta foi testada pela primeira vez no Canadá e nos Estados Unidos.

Como funciona o novo recurso?

Este recurso da Uber possibilita que o responsável possa permitir que um adolescente entre 12 a 17 anos crie uma conta própria no aplicativo. De acordo com a empresa de transporte por aplicativo, a ferramenta nasceu da necessidade de uma opção para os jovens se descolarem sob a supervisão de pais e responsáveis.

A conta do adolescente estará sempre sob supervisão. Isto é, o responsável poderá monitorar todas as viagens realizadas e receber atualizações em tempo real. Ademais, todas as viagens contam com os recursos de segurança já existentes no app, como a confirmação da viagem por meio do U-Código e a gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio).

Em cima de um mapa, celular com a logo da Uber e miniatura de um carro preto.
Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com

Como configurar o Uber Adolescentes?

Para configurar o Uber Adolescentes, o responsável, por meio do perfil familiar no aplicativo (Android e iOS), deve convidar o adolescente para criar uma conta. Dessa forma, o adolescente convidado recebe um link para instalar o app. Além da criação da conta, o jovem precisa concluir um processo obrigatório de conteúdo educativo sobre segurança. 

Veja também:

Aposentados e pensionistas podem perder o pagamento ainda este ano; entenda a situação agora

As contas do adolescente e do responsável são vinculadas. Segundo a Uber, os recursos de segurança não podem ser desligados pelo adolescente ou por qualquer outra pessoa. Contudo, a exceção é a gravação de áudio. Nesse caso, o jovem precisa confirmar antes que se torne padrão para todas as corridas.

Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com