Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

App do governo que vai inutilizar celulares roubados será lançado nesta terça-feira (19)

Iniciativa do Governo Federal tem como foco os celulares roubados da população brasileira como mais uma medida de segurança. Veja!

O aplicativo Celular Seguro é uma iniciativa Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A promessa é de facilitar o acionamento de medidas de bloqueio em casos de furto, perda ou roubo de celulares. 

Ricardo Cappelli, secretário-executivo do MJSP, informa que ao acionar a ferramenta, o cidadão estará notificando a Anatel, os bancos, as operadoras de telefonia e outros serviços. Assim, tornará inútil o celular roubado. Contudo, não podemos esquecer que a denúncia formal junto à polícia é fundamental e não é substituída pelo app.

O lançamento do aplicativo está previsto para o dia 19 de dezembro de 2023 (terça-feira). A iniciativa contou com o apoio, entre outros, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABR Telecom e os principais bancos do país. 

Como funciona o novo app do governo com foco em celulares roubados?

O aplicativo Celular Seguro com foco em celulares roubados é fácil de usar. O primeiro passo para utilização da ferramenta é fazendo o download nas lojas virtuais App Store e Play Store. Também é possível acessar a plataforma web disponibilizada pelo Ministério da Justiça. 

Na sequência, é necessário realizar um cadastro com informações pessoais e do dispositivo, que devem passar por validação na plataforma gov.br. Uma das fases mais críticas na utilização do app é o cadastro de um contato de confiança. Afinal, essa pessoa será responsável por comunicar o ocorrido em caso de furto, roubo ou perda do aparelho.

Veja também:

Latam Pass anuncia péssima notícia para os clientes; confira e se prepare

Pilha de ipads e celulares da Apple
Imagem: Gabriel Freytez / pexels

Participação dos bancos na iniciativa 

Considerando os termos de uso do Programa Celular Seguro, é necessário que as instituições financeiras adiram ao serviço para que seus clientes possam utilizar a ferramenta no caso de celulares roubados. Entre as empresas participantes estão Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Inter

No entanto, novas instituições devem fazer parte do serviço ao longo dos próximos meses. Vale destacar que a novidade tende a ser  bem aceita pela população que, com razão, se preocupa cada vez mais com a segurança de suas informações pessoais e bancárias.

Imagem: Gabriel Freytez / pexels