Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ARCA: novo fundo de investimento do Inter em parceria com o Primo Rico

O fundo ARCA é um investimento de previdência privada, que maximiza o efeito do longo prazo, usando uma metodologia criada por Thiago Nigro.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Investir em previdência privada é uma forma de preparar uma reserva para a aposentadoria. De olho nisso, o Inter firmou uma parceria com Thiago Nigro, o Primo Rico, e criou um fundo ideal para esse objetivo. Intitulado como Fundo ARCA, o mesmo se trata de um fundo de previdência que maximiza a rentabilidade a longo prazo, e evita perdas de dinheiro. Abaixo, entenda como funciona esse produto.

O que é um investimento em previdência privada?

Em suma, a previdência privada se trata de um tipo de investimento para pessoas físicas, que oferta rentabilidade a longo prazo. Ela atua como uma segurança complementar à previdência pública (INSS).

A previdência privada é oferecida de duas formas: pelo Programa Gerador de Benefício Livre (PGBL) que permite abater o valor contribuído do Imposto de Renda. E o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), para quem faz declaração simplificada de IR.

Como funciona a previdência privada?

O fundo de previdência opera como um fundo de investimento normal: você pode fazer aportes mensais em um fundo com data de vencimento. O dinheiro investido é alocado por um gestor em investimentos de baixo risco, geralmente de renda fixa.

Com o vencimento do fundo, o investidor pode resgatar o valor aportado, com a periodicidade decidida. Ao contribuir com um valor mensal por um longo prazo, você pode receber o valor desejado, com a liberdade de escolher ganhar integralmente ou como renda mensal. Inclusive, você pode resgatar o fundo antes do prazo de vencimento estabelecido, respeitando as taxas adicionais e o prazo de carência do pagamento.

Fundo ARCA

O fundo ARCA é um investimento de previdência privada, que maximiza o efeito do longo prazo, usando uma metodologia criada por Thiago Nigro, o Primo Rico.

A metodologia se baseia na diversificação de carteira. Sendo assim, a estratégia aloca nas principais classes de ativos disponíveis no mercado:

A = Ações;

R = Real Estate (Imóveis);

C = Caixa (Renda Fixa);

A = Ativos Internacionais.

O fundo se distribui da seguinte forma: 30% de ações, 10% de imóveis, 40% de renda fixa e 20% de ativos internacionais. A partir disso, a carteira fica balanceada, com resultados positivos em vários países. Além disso, a taxa de administração da ARCA é de apenas 0,59%.

Imagem: Divulgação / Banco Inter