Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção ao ‘apagão dos apps’: dia 1º de abril terá boicote a empresas de delivery

Está sendo planejado um protesto para o dia 1º de abril (quinta-feira) pela categoria de entregadores que prestam serviço para aplicativos, o movimento chama-se “Apagão dos Apps” e tem o intuito de chamar a atenção contra as condições precárias de trabalho.

A página do movimento no Instagram, que já reúne mais de 2 mil seguidores, afirma que o boicote tem o objetivo de impactar diretamente empresas de aplicativo de entrega, entre eles iFood, Rappi e Uber Eats, com isso buscam mais respeito e dignidade para a classe de entregadores.

“No próximo 1 de Abril vai ter #apagaodosapps pra lembrar que a exploração empreendedora dos apps segue firme e forte contra entregadores e entregadoras em todo o país, é claro, sempre com aquela ajudinha limpinha cheirosa colorida das celebridades lacradoras a serviço do patrão, amém”, afirmou o perfil em uma rede social.

Atenção ao ‘apagão dos apps’: dia 1º de abril terá boicote a empresas de delivery
Imagem: Reprodução / Instagram @apagaodosapps

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Galo e idealizador do movimento, alertou no Twitter do Movimento Entregadores Antifascistas maneiras de como participar do boicote.

Galo se descreve em sua página no site como alguém que luta “contra a precarização do trabalho e a uberização” e que através da religiosidade efetua trabalho de base nas periferias de São Paulo (SP), além de batalhas de rap, do esporte e por grupos de estudo.

Motoristas e entregadores de aplicativo no Brasil

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em pesquisa divulgada em outubro de 2021, o número de motoristas ou entregadores de aplicativo é de cerca de 1,4 milhão no Brasil. Segundo o mesmo relatório, esses profissionais correspondem aproximadamente 31% das pessoas que trabalham no setor de transporte, armazenagem e correios do país.

Na mesma pesquisa, é mostrado que o número de entregadores de mercadorias por aplicativo em empresas, como iFood, Rappi e Uber Eats, cresceu 979,8% em cinco anos, de 30 mil para 278 mil no segundo trimestre de 2021. 

O mercado de app de entregas

Atualmente, segundo pesquisa realizada pela Measurable Al, companhia de relatórios de mercado, o iFood domina 83% do setor de aplicativos de entregas, de acordo com dados de junho de 2021. Já o Uber Eats, que encerra suas atividades esse mês, detém 13% do segmento e o Rappi apenas 4%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Travelpixs / Shutterstock.com