Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: este fundo imobiliário está limitando resgates; confira qual é

As ações da Blackstone caíram nessa sexta-feira depois que um fundo imobiliário foi impedido de ser sacado. Confira qual é.

Investir num fundo imobiliário pode ser uma excelente forma de diversificar a sua carteira e gerar rendimentos passivos. No entanto, quando se trata de fundos imobiliários com resgates limitados, pode ser difícil decidir se este tipo de investimento é ou não adequado para seus objetivos.

Por um lado, esses fundos podem oferecer acesso a uma vasta gama de propriedades e proporcionar mais controle sobre o calendário dos investimentos. Por outro lado, os resgates limitados podem tornar mais difícil a realização dos seus lucros ou o acesso aos seus fundos no caso de uma emergência.

Neste artigo, vamos explorar o que são fundos imobiliários com resgates limitados e vamos te mostrar qual fundo imobiliário está limitando resgates. Assim, será possível que você tome uma decisão informada e adequada aos seus objetivos financeiros.

O que são fundos imobiliários com resgates limitados?

Um fundo imobiliário com resgates limitados permite aos investidores efetuarem depósitos periódicos durante um determinado período de tempo, como por exemplo durante 1 ou 5 anos. Os investidores podem também ter a opção de contribuir com um montante fixado no início do prazo do fundo.

Esses fundos são geridos por um profissional que os utiliza para fazer investimentos periódicos em ativos imobiliários comerciais, tais como edifícios de escritórios, hotéis, apartamentos e centros de transportes. À medida que o gestor faz novos investimentos, mantém os investimentos anteriores até serem totalmente reembolsados.

Qual fundo imobiliário foi impedido de ser sacado na sexta-feira (02/12)?

As ações da Blackstone caíram nessa sexta-feira depois que um fundo imobiliário de US$ 69 bilhões de dólares foi impedido de ser sacado em meio a um aumento nos pedidos de retirada, um impacto sem precedentes no produto.

O fundo em discussão é o Blackstone Real Estate Income Trust, um real estate investment trust (REIT), fundo de investimento imobiliário (FII). O fundo da Blackstone, conhecido como BREIT e não listado na bolsa de valores, tem investidos mais de US$ 69 bilhões em planejamento e propriedades residenciais na região do Sun Belt, como são conhecidas as regiões mais meridional dos EUA.

Em carta, o BREIT disse que os pedidos de resgate em outubro excederam o limite mensal do fundo (2% do net asset value) e que o limite trimestral de 5% do NAV também já foi excedido. O fundo ainda alegou que em dezembro só permitirá resgates equivalentes a 0,3% do NAV.

O problema, ao que tudo indica, está na conjuntura macro, no aumento das taxas de juros globais e o risco de uma recessão, o que tem levado investidores a fugirem de ativos de risco. “Nosso negócio é construído com base em performance, e não no fluxo de recursos, e a performance está sólida como uma rocha”, disse um porta-voz da Blackstone ao The Wall Street Journal.

Imagem: Burdun Iliya / shutterstock.com