Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: Mudanças nas regras de LCI e LCA podem afetar seus investimentos. Veja como se preparar.

Fique alerta! Mudanças nas regras de LCI e LCA podem afetar seus investimentos. Descubra como se preparar para manter seus ganhos.

Diante das recentes mudanças nas normas das letras de crédito, observamos transformações de grande impacto no cenário financeiro. Nesse contexto dinâmico, os investidores se deparam com a urgência de se ajustar, buscando estratégias eficientes para a alocação inteligente de seus recursos. Essa necessidade de adaptação reflete a importância de compreender e responder adequadamente às novas diretrizes.

Anteriormente, a carência de 90 dias nas letras de crédito com liquidez diária garantia certa flexibilidade para os investidores. No entanto, essa carência será estendida para um período de 9 a 12 meses, no caso de novas emissões que ainda não haviam sido protocoladas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e para 36 meses para papéis indexados a índices de preços, como o IPCA.

Efeitos a longo prazo das letras de crédito

Segundo Michael Viriato, assessor de investimentos e fundador da Casa do Investidor, os efeitos da decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) levarão um tempo para serem completamente percebidos no mercado. Ele projeta que as mudanças devem se concretizar ao longo do semestre e se tornarem mais visíveis até o final do ano.

Papel laranja escrito Letras de Crédito (LCI) com objetos em volta
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

As letras de crédito são tradicionalmente usadas por bancos como uma maneira de angariar recursos para financiar dois setores com incentivo fiscal: o agronegócio e o setor imobiliário. Pela isenção do imposto de renda para a pessoa física, esses produtos tendem a atrair mais investidores. Isso ocorre pois mesmo com um retorno menor, o investidor ainda sai na vantagem por não precisar pagar imposto.

Novas restrições resultam em menos emissões

Guilherme Sharovsky, estruturador de investimentos na Bloxs Capital Partners, acredita que com as novas restrições haverá uma redução nas emissões. Entretanto, ele ressalta que as letras de crédito continuarão sendo produtos interessantes devido à grande demanda de financiamento dos mercados agronegócio e imobiliário.

Com as mudanças, no entanto, os prazos para esses papéis serão inevitavelmente mais longos, impactando as taxas e o grau de risco. Sharovsky salienta que, quando um título tem liquidez diária e prazo curto, a percepção de risco é menor. Mas, com prazos mais longos, a taxa de juros terá um impacto maior no preço do produto.

Veja também:

Desenrola Brasil: até quando será possível renegociar dívidas pelo programa?

Viriato acrescenta que a oferta desses títulos pode ser reduzida num momento em que a demanda está crescendo, especialmente devido à nova tributação em fundos exclusivos que fazem com que os investidores busquem outros ativos com capacidade de isenção de IR.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com