Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ATENÇÃO: trabalhadores têm até 05 de agosto para realizar importante saque

Mais de 10 milhões de trabalhadores com carteira assinada devem correr para acessar os valores que têm direito. Veja aqui como acessar também!

De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 10 milhões de trabalhadores com carteira assinada têm direito a um importante saque. Esse pagamento refere-se às cotas do PIS/Pasep, liberadas aos funcionários que atuaram na iniciativa privada ou no setor público entre os anos de 1971 e 1988.

Assim, para ter acesso aos mais de R$ 25,4 bilhões disponíveis, os brasileiros que têm direito devem realizar o saque até o próximo dia 05 de agosto de 2023. Desse modo, veja aqui como solicitar sua cota do Programa de Integração Social ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Cotas do PIS/Pasep a quem atuou entre 1971 e 1988

Como dito anteriormente, o trabalhador deve efetuar o saque até 05 de agosto. Após esse prazo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) transferirá os recursos que não foram requeridos para o Tesouro Nacional.

Além disso, para o caso de falecimento de algum trabalhador, seus beneficiários legais também têm direito ao acesso dos valores.

Como retirar as cotas do PIS/Pasep?

A solicitação da quantia pode ser feita digitalmente, ou seja, o contribuinte não precisa ir pessoalmente à uma agência da Caixa Econômica. Desse modo, veja aqui as etapas para o saque das cotas PIS/Pasep:

  1. Baixe o aplicativo FGTS (disponível para os sistemas Android e iOS);
  2. Acesse o app, informando seu CPF e senha;
  3. Em seguida, selecione a opção “Entrar”;
  4. Na tela principal, aparecerão as informações relativas ao saldo disponível para saque na cota no PIS/Pasep, caso você tenha direito;
  5. Clique sobre a mensagem “Saque disponível identificado”;
  6. Posteriormente, selecione “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
  7. Escolha a modalidade de saque adequada a você, seja crédito em conta ou resgate presencial;
  8. Finalize o processo e selecione a opção de “Confirmar saque”.

Saque para herdeiros

Os herdeiros de trabalhadores já falecidos também podem ter acesso aos valores. Para isso, devem também entrar no app e solicitar o resgate da quantia em “Meus Saques”. Em seguida, deve clicar em “Outras Situações de Saque”.

Por fim, clique sobre a opção “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador” e forneça os documentos requeridos pela plataforma. Dessa maneira, confirme a transação e aguarde o depósito.

Imagem: gustavomellossa / shutterstock.com