Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atividade econômica brasileira tem maior aumento mensal em quase 2 anos, segundo Banco Central

Depois de dois meses de grande queda, a atividade econômica brasileira registrou crescimento em maio. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) subiu 1,31% em maio, em relação a abril deste ano, conforme dados divulgados hoje (14), em Brasília, pelo Banco Central (BC). Esse foi o maior aumento mensal desde junho de 2018, quando houve crescimento de 3,3%.

É provável que você também goste:

Fintech triplica a oferta de crédito para pequenas empresas

Caixa Tem: governo identifica ação de hackers para zerar o saldo

Maia prevê queda da economia se crédito não chegar a micro e pequenas empresas

Sob efeitos da pandemia de covid-19, o IBC-Br teve queda de 9,45% em abril, e de 6,14%, em março, na comparação com o mês anterior. Em janeiro e fevereiro houve crescimento de 0,12% e 0,35%, respectivamente, de acordo com dados revisados.

Contudo, na comparação com maio de 2019, houve recuo de 14,24% (sem ajuste para o período, pois a comparação é entre meses iguais).

Em 12 meses encerrados em maio, o indicador teve retração de 2,08%. No ano, o IBC-Br registrou recuo de 6,08%.

Avaliação da atividade econômica

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, agropecuária e comércio e serviços, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo Banco Central para fazer um acompanhamento mensal da atividade econômica. Entretanto, o indicador oficial, com metodologia diferente do IBC-Br, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país em um determinado período.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: Agência Brasil

Imagem destacada: Carla Nichiata, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...