Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atriz é vítima de golpe do SIM Swap e alerta seguidores; veja como se proteger

O golpe do SIM Swap está fazendo várias vítimas. Clique aqui e saiba como ele funciona e o que fazer para evitá-lo.

A atriz e comediante Livia La Gatto foi vítima de um golpe nas redes sociais e perdeu o acesso ao seu celular e à sua conta no Instagram. Ela foi vítima do SIM Swap, um crime em que os bandidos conseguem “clonar” o chip da vítima e assumir o controle dos aplicativos.

Ontem, Livia usou as suas redes sociais para explicar o que aconteceu para os seus seguidores e alertar sobre os perigos desse novo golpe. De acordo com ela, golpistas assumiram o controle do seu perfil do Instagram e passaram a usar o espaço para tentar enganar os seguidores e conseguir dinheiro.

Durante o vídeo, ela disse que foi alvo do SIM Swap, golpe no qual os criminosos conseguiram fazer a portabilidade indevida do seu chip de celular. Dessa forma, com o controle do número, eles têm acesso aos códigos de segurança para entrar nas redes sociais da vítima.

Golpistas usam informações da vítima para enganar operadoras e fazer o SIM Swap

Tudo começa quando os criminosos conseguem informações pessoais da vítima, como nome completo, número de documentos, nome dos pais, etc. Com esses dados, eles entram em contato com as operadoras e pedem a portabilidade do número para um novo chip virgem, por isso o nome de SIM Swap.

Quando eles conseguem o controle do número, passam a ter acesso aos SMS e ligações da vítima. Assim, eles podem entrar nos aplicativos, como Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp, e pedir o código de segurança para alterar a senha.

Dessa forma, eles conseguem acessar as redes sociais das pessoas e usam o espaço para pedir dinheiro ou aplicar golpes financeiros nos seguidores. Enquanto isso, as vítima fica sem sinal no celular e perde o controle dos seus perfis.

Como se proteger?

A primeira coisa para se proteger do SIM Swap é tomar cuidado com quem compartilha suas informações sensíveis. Desconfie de e-mails, mensagens e sites que peçam dados pessoais, principalmente se forem desconhecidos.

O segundo passo é não usar a verificação de dois fatores via SMS. Sempre prefira aplicativos de autenticação para proteger as suas redes sociais. No caso do WhatsApp, deve-se ativar a verificação em duas etapas.

Por último, mude o código PIN do seu chip. Dessa forma, os golpistas não conseguirão ativar o chip sem a senha e não irão concluir o SIM Swap.

Imagem: Stock Foto.Touch / shutterstock.com