Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Brasil: 4 notícias excelentes para quem recebe o benefício em outubro

Outubro começou cheio de boas notícias para os beneficiários do Auxílio Brasil, entre elas está a antecipação do calendário de pagamentos, que começará na próxima terça-feira (11), a liberação do empréstimo consignado e o pagamento do vale-gás nacional. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu o pagamento do 13º salário para mães solo que fazem parte do programa.

Antecipação do calendário

Normalmente, o calendário de repasses do Auxílio Brasil acontece nos últimos quinze dias do mês. Contudo, em outubro, os pagamentos terão início no dia 11 e vão até o dia 25, conforme o Número de Inscrição Social (NIS).

Calendário Auxílio Brasil – Outubro

Último dígito do NISData do Pagamento
111 de outubro
213 de outubro
314 de outubro
417 de outubro
518 de outubro
619 de outubro
720 de outubro
821 de outubro
924 de outubro
025 de outubro
Fonte: Ministério da Cidadania

Liberação do consignado do Auxílio Brasil

Na última terça-feira de setembro, através da Portaria do Ministério da Cidadania N° 816, foi publicada a regulamentação do empréstimo consignado Auxílio Brasil. Dessa forma, as instituições financeiras que desejam, já podem começar a oferecer a nova linha de crédito. Porém, essas empresas ainda estão realizando o convênio com o governo e realizando outros procedimentos internos relacionados a homologação, para aí sim, disponibilizar o consignado.

Entre as regras está o teto de juros de 3,5% ao mês e o prazo de 24 meses para pagar o empréstimo.

Vale-gás

Para além disso, em outubro, cerca de 5 milhões de famílias que fazem parte do Auxílio Brasil serão contempladas com o vale-gás que subsidia 100% do valor da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

13º para mães solo

Na última terça-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu que, se for reeleito, irá pagar um 13º pagamento para as mulheres que recebem o Auxílio Brasil. Com isso, Bolsonaro tenta angariar votos em dois grupos de apoio de seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mulheres e famílias mais pobres. Contudo, a promessa é somente para o ano que vem, portanto, não haverá o pagamento do abono em 2022.

“Já está acertado só para mulheres, são 17 milhões, a partir do ano que vem”, disse Bolsonaro. “Não dá [para começar a pagar neste ano] por ser ano eleitoral. A partir do ano que vem, décimo terceiro para o Auxílio Brasil”, afirmou.