Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Brasil: Saiba o que fazer para não ficar de fora do Bolsa Família em 2023

Algumas mudanças serão realizadas nos critérios do atual Auxílio Brasil para o retorno do Bolsa Família. Veja como garantir o benefício!

Com a eleição de Lula (PT), está muito claro que o Bolsa Família retornará no próximo ano como principal programa social de distribuição de renda do Governo Federal. Ao que tudo indica, além do nome, outras mudanças serão feitas em relação aos critérios de elegibilidade das famílias. 

O valor deve ser mantido em R$ 600 com um adicional de R$ 150 para cada criança de até 6 anos de acordo com as propostas realizadas por Lula durante a campanha eleitoral. Para isso, novas regras precisarão ser seguidas pelos brasileiros.

Regras do Bolsa Família 

Para receber o benefício, as famílias terão que se adequar às normas do programa relacionadas à saúde e educação de crianças e jovens. Até o momento, foram citados três novos critérios. Confira:

  • Carteira de vacinação infantil regular;
  • Frequência escolar satisfatória por parte de crianças e jovens;
  • Acompanhamento médico de gestantes. 

Quanto ao critério que estabelece a renda, não deve haver mudanças. 

Além disso, vale destacar que as informações devem continuar sendo atualizadas no Cadastro Único, assim como é feito atualmente. 

Pente-fino do Bolsa Família 

O Ministério da Cidadania divulgou recentemente um novo pente-fino para o Auxílio Brasil, com foco nas famílias unipessoais, depois do aumento expressivo no número de pessoas nessa condição que passaram a receber o benefício do governo durante este ano. 

Há suspeita de desmembramento familiar, já que o atual desenho do programa paga o mesmo valor para famílias com apenas uma pessoa e para famílias com três ou mais integrantes. Nesse sentido, alguns brasileiros poderiam estar recebendo dois auxílios morando na mesma casa. 

A análise do Ministério deve continuar até o próximo ano, quando o Bolsa Família já estiver em vigor. Em caso de comprovação de irregularidade, os pagamentos serão cancelados. 

Nesse sentido, é importante que as famílias fiquem atentas à convocação para averiguação cadastral e mantenham as informações sempre atualizadas no CadÚnico. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com