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Itaú Unibanco: conheça sua história, números e atuação

Com quase cem anos, é o maior banco privado do país e conta com mais de 55 milhões de clientes

O Itaú Unibanco é um dos mais antigos e tradicionais bancos do país. Com quase cem anos de história, ele é hoje uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil e a maior privada do território nacional.

Até o terceiro trimestre de 2022, o Itaú Unibanco detinha o maior valor de mercado dentre os bancos brasileiros, valendo mais de R$ 250 bilhões.

Em sua atuação, o banco oferece um amplo portfólio de produtos e serviços, desde contas correntes e cartões de crédito, passando por empréstimos e investimentos. 

O Itaú também entrega soluções para pessoas físicas e jurídicas, além de uma plataforma digital completa para gerenciar suas finanças.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o Itaú Unibanco, confira!

História do Itaú Unibanco

A estrutura do banco como é conhecida atualmente é resultado da fusão que ocorreu em 2008 entre o Itaú e o Unibanco.

Com sede atualmente em São Paulo, o Unibanco foi fundado em 1924 por João Moreira Salles. Na época, a instituição, com o nome de Casa Moreira Salles, tinha por objetivo servir de centro financeiro e cafeicultor, como extensão dos negócios relacionados à comercialização de café da família.

Já o Itaú foi fundado em 1943 por Alfredo Egydio de Souza Aranha, com o nome de Banco Central de Crédito.

Durante os anos de 1960, a Casa Moreira Salles assumiu o nome de Unibanco, ao passo que o Banco Central de Crédito foi denominado Itaú, em 1973.

Nesse contexto, ambas as instituições passaram por diversas mudanças em sua gestão e estrutura ao longo dos anos.

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Aquisições e expansão

A década de 1970, por exemplo, foi marcada por fatos significativos como aquisições estratégicas e incorporações. 

Em meio a essa onda de fortes expansões foi criada a Itaú Investimentos S.A – que é conhecida por Itaúsa, para deter o controle acionário do conglomerado bancário.

Dessa forma, o banco abriu seu leque de negócios. Atualmente, grandes marcas ou empresas, como a concessionária de rodovias CCR ou de serviços de saneamento AEGEA, assim como a calçadista Alpargatas e a de materiais de construção Dexco, dona da Deca e Hydra, fazem parte do conglomerado de investimentos.

Ou seja, além de um banco, os donos do Itaú Unibanco atuam em outros setores da economia

Exterior

Os anos oitenta marcaram um importante divisor de águas para o Itaú. Foi nessa época que o banco começou a atuar em diversas partes do mundo, incluindo Estados Unidos, Argentina e também a Europa.

Na década seguinte, houve um grande número de aquisições, resultado das privatizações de bancos estatais impulsionadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Ao todo, entre 1990 e 2001, o Itaú adquiriu 4 bancos estatais.

Nos anos 2000, as aquisições tornaram-se mais frequentes, com o ponto de virada ocorrendo em 2008, quando o Banco Itaú e o Unibanco se fundiram, gerando o atual Itaú Unibanco, o maior banco brasileiro em termos de valor de mercado. 

Referência

Com a fusão, o banco cresceu em porte e atingiu outros mercados, tornando-se uma importante referência na área de serviços financeiros.

O novo banco representava cerca de 18% do setor bancário brasileiro, logo após a união.

Já no ano de 2017, o Itaú superou o Bank of America na América Latina, tornando-se o banco de investimento de maior receita na região.

No mês de julho deste ano, o banco anunciou a aquisição de 35% da Avenue, uma corretora digital especializada em ações do mercado dos Estados Unidos, em um investimento de R$ 493 milhões.

Itaú Unibanco em números

A empresa está entre as maiores do mundo em valor de mercado e é uma das mais rentáveis, registrando lucros anuais consistentes. Sua força no mercado financeiro brasileiro é inegável. 

Em 2022, o Itaú Unibanco foi premiado como a marca mais valiosa do país, com R$ 40,5 bilhões, segundo ranking elaborado pela Brand Finance Brasil.

Como não poderia deixar de ser, os números do Itaú Unibanco impressionam:

  • Presença em 18 países;
  • Um dos 20 maiores do mundo em valor de mercado;
  • Mais de 100,4 mil colaboradores; 
  • Cerca de 55 milhões de clientes;
  • Mais de 458 mil acionistas;
  • Forte presença no ambiente digital com mais de 23 milhões de clientes junto aos canais online.

Além disso, o Itaú Unibanco possui 3,8 mil agências espalhadas por todo o Brasil e exterior, além de mais de 43 mil caixas eletrônicos e pontos de atendimento;

A região Sudeste possui a maior porcentagem de agências, com aproximadamente 67%, seguida pela Sul, que conta com 15%, enquanto as demais estão espalhadas pelas outras regiões do País.

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Itaú Unibanco resultado 3T22

O Banco Itaú apresentou um lucro líquido de R$ 8 bilhões no terceiro trimestre de 2022 (3T22), um aumento de 19,2% em relação ao mesmo período de 2021 (3T21). 

Enquanto isso, o retorno recorrente sobre o patrimônio líquido (ROE) do Itaú também cresceu, chegando a 21%, o que significa um aumento de 1,3 ponto porcentual em relação ao 3T21. 

Conforme o Itaú, esses resultados positivos se devem à expansão da margem financeira – que é a diferença obtida entre os juros auferidos das operações de crédito e os pagos pelos clientes.

No último balanço, o Banco Itaú registrou um aumento significativo de 15,5% na carteira de crédito, totalizando R$ 1,11 trilhão.

A procura por crédito pessoal, especialmente nos segmentos Personnalité e Uniclass, foi responsável por este crescimento. 

Além disso, a carteira de crédito imobiliário também teve um aumento, mesmo com a elevação da taxa básica de juros.

agências

Serviços Oferecidos

Como visto, o Itaú Unibanco é uma instituição de renome que oferece soluções variadas para todos os perfis de consumidor. 

Sendo assim, suas operações são divididas em três segmentos: Banco de Varejo, Banco de Atacado e Atividades com Mercado + Corporação.

Nesse sentido, ele atua na atividade bancária em todas as modalidades, por meio de suas carteiras: 

  • comercial; 
  • de investimento; 
  • de crédito imobiliário; 
  • de crédito, financiamento e investimento; 
  • de arrendamento mercantil; 
  • de operações de câmbio. 

Cisão entre Itaú e XP

Um dos rompimentos mais comentados do mercado financeiro ocorreu entre a XP Investimentos – maior corretora brasileira – e o Itaú Unibanco, em outubro de 2021. 

Após um intenso embate entre as figuras de destaque de ambas as organizações, a relação entre a XP e o Itaú Unibanco se viu estremecida. 

O resultado do conflito foi a extinção das relações acionárias que se iniciaram em 2017, quando o Itaú comprou 49,9% da XP Investimentos. 

Após a divisão, 500 mil acionistas do Itaú tiveram direito aos BDRs (recibos de ações na bolsa de Nova York) da corretora XP, sendo que, para cada 43,3128 ações do Itaú, o acionista obteve um BDR da referida corretora.

Atualmente, o Itaú mantém, por meio da Itaúsa, uma participação minoritária de pouco mais de 6% na XP. 

Quais são as principais fontes de receitas do Itaú Unibanco?

As principais fontes de receita do Banco vêm das seguintes operações:

Cartões de crédito e débito

Referem-se, principalmente, às taxas cobradas pelos emissores de cartão e adquirentes pelo processamento das operações realizadas com cartões, às anuidades cobradas pela disponibilização e administração do cartão de crédito; e ao aluguel de máquinas da Rede.

Serviços de conta corrente

Compostos por tarifas de manutenção de contas correntes, conforme cada pacote de serviço concedido ao cliente; transferências realizadas por meio do PIX em pacotes de pessoa jurídica, saques de conta depósito à vista e ordem de pagamento.

Assessoria econômica, financeira e corretagem

Referem-se, principalmente, aos serviços de estruturação de operações financeiras, colocação de títulos e valores mobiliários e intermediação de operações em bolsas de valores.

Administração de recursos 

Refere-se às taxas cobradas pela administração e desempenho de fundos de investimento e administração de consórcios.

Operações de crédito e garantias financeiras prestadas

Diz respeito, principalmente, às tarifas de adiantamento a depositante, ao serviço de avaliação de bens e à comissão de garantias prestadas.

Serviços de recebimentos

Referem-se aos serviços de cobrança e de arrecadações.