Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio emergencial de volta? Governo confirma pagamento de R$ 300

Recentemente, o governo anunciou a implementação de um programa de auxílio emergencial. Confira quem terá direito!

Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) anunciou a implementação de um programa de auxílio emergencial com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. Assim, o benefício foi intitulado “Agentes da Cidadania”, o programa oferece um subsídio mensal de R$ 300, com duração de até 12 meses.

Dessa forma, o principal grupo beneficiário da iniciativa “Agentes da Cidadania” são mulheres cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que se encontram em situação de extrema pobreza e violência. Veja mais detalhes!

Como ter acesso ao auxílio emergencial

Portanto, o programa tem como objetivo promover a emancipação desse público por meio de estratégias de enfrentamento às adversidades, a serem elaboradas em conjunto com as participantes em reuniões e encontros promovidos pelo projeto.

Veja também:

Drex será complemento do Pix: entenda como vai funcionar o Real Digital

Assim, para ter direito ao auxílio, as candidatas devem residir numa região administrativa e ser a única da família a receber o benefício. Além disso, as beneficiárias devem se comprometer a participar das atividades sociais propostas pela equipe do programa durante o período de recebimento do auxílio.

Mãos de uma pessoa contando notas de 50 reais
Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

Como irá funcionar o benefício

Enfim, o programa “Agentes da Cidadania” ainda está em fase piloto. Dessa forma, a princípio começará a atuar em cinco regiões administrativas, sendo elas:

  • Ceilândia;
  • Estrutural;
  • Gama;
  • Riacho Fundo 1; e 
  • Planaltina. 

Assim, a seleção das beneficiárias acontecerá conforme a disponibilidade de vagas e após atendimento socioassistencial nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e em outros locais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Por fim, confira o resume dos requisitos de participação:

  • Morar em uma região administrativa com vagas disponíveis para o programa;
  • Ser a única integrante da família a receber o auxílio;
  • Estar cadastrada no CadÚnico;
  • Estar em acompanhamento familiar através das unidades de assistência social. 

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com