Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Drex será complemento do Pix: entenda como vai funcionar o Real Digital

Entenda como funciona o Drex e quais são os maiores desafios do Real Digital atualmente no Brasil. Clique e saiba mais!

Com o Pix é uma ferramenta para auxiliar na agilidade de transferências, o Banco Central está trabalhando na criação do Drex, para que o sistema monetário brasileiro possa utilizá-lo como complemento nas transações.

A ideia é que, como o Pix é usado primordialmente pelo varejo e pelas pessoas física, o Drex venha cobrir o déficit que ficou no mercado de capitais, com transações de alto valor entre empresas. O Real Digital, assim, funcionará mais como um auxílio e um apoio.

Entenda como o Drex funcionará

Drex moeda virtual
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Atualmente, existem mais de uma centena de projetos de moedas digitais oficiais em todo o mundo. No entanto, o Brasil se destaca por estar alguns passos à frente de experiências similares. Isso se deve principalmente ao fato de que o país já apresentou soluções eficientes para digitalizar pagamentos e facilitar transferências, como o Pix.

Porém, o Drex funcionará como uma plataforma habilitadora de digitalização de ativos e operações mais sofisticadas. Assim, entram aqui: o financiamento imobiliário, a compra de produtos de investimento, entre outros. No entanto, vale lembrar que o Brasil já possui uma infraestrutura financeira avançada, com operações sofisticadas se comparado a outros mercados. 

Assim, o Drex promete um novo padrão para organização de ativos e transações no ambiente digital. No momento, o Brasil está em fase de testes para validar o funcionamento do real digital. Além disso, a experiência adquirida com a moeda tem potencial para se tornar um exemplo para os demais projetos de moedas digitais oficiais ao redor do mundo.

Os Desafios do Real Digital

Por lidar com problemas mais complexos, o real digital pode ser mais difícil de ser compreendido pelo público em geral. Ao mesmo tempo, esse novo sistema traz novas possibilidades, como o rejuvenescimento da base de clientes dos bancos.

Com uma nova geração se bancarizando, nativa na criptoeconomia, o Drex tem o potencial de auxiliar as instituições tradicionais a se adaptarem a essa nova realidade. Em resumo, o Drex representa um avanço significativo no cenário econômico brasileiro, indo além das funcionalidades já disponibilizadas pelo Pix.