Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central divulga manual para o Open Finance; entenda

De acordo com o documento, o manual passará por revisão e atualização periodicamente para acompanhar a evolução do Open Finance. Confira!

Nesta quarta-feira (30), o Banco Central do Brasil divulgou no Diário Oficial da União o manual que define os princípios básicos da experiência do cliente no Open Finance. Assim, de acordo com o documento, o manual passará por revisão e atualização periodicamente, para acompanhar a evolução do Open Finance.

No dia 24 de março de 2022, o Banco Central lançou o Open Finance (sistema financeiro aberto) com o intuito de ampliar o sistema financeiro nacional (SFN). Dessa forma, o novo sistema permite que seja feita a troca de informações entre instituições e usuários finais, contanto que seja autorizado pelo cliente. Com isso, os brasileiros têm acesso a uma maior oferta de crédito e produtos financeiros.

Manual do Open Finance

Portanto, o manual divulgado nesta quarta-feira (30), tem o objetivo de garantir a melhor experiência para o cliente, oferecendo serviços de forma segura, ágil e conveniente. Isso porque, segundo o Banco Central, os consumidores de produtos e serviços financeiros só terão confiança em compartilhar seus dados se as informações sobre o processo forem disponibilizadas de forma clara.

Veja também:

Empresa brasileira com mais de 60 anos anuncia fechamento

Assim, entre os principais tópicos abordados pelo Banco Central no manual do Open Finance estão:

  • Jornada simples de compartilhamento de dados e serviços: etapa de compartilhamento de dados;
  • Jornada múltipla de compartilhamento de dados e serviços: quando necessária a autorização de mais de um cliente, como contas de pessoas jurídicas;
  • Ambiente de gestão de consentimentos: ambiente onde o cliente pode gerenciar os consentimentos já efetivados ou pendentes.
Pessoa branca segurando uma caneta, celular, fazendo anotações. Sobrepostos à imagem estão desenhos de cálculos matemáticos
Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com

Compartilhamento dos dados

De acordo com um levantamento da Ipsos a pedido da TecBan, 52% dos entrevistados estão dispostos a compartilhar seus dados por meio do Open Finance. A pesquisa mostra também que as pessoas estão menos preocupadas sobre a forma como os dados estão sendo utilizados – em 2018, o número de pessoas reticentes com isso era de 60%, neste ano, é de 34%.

Por fim, clique aqui para obter mais informações sobre como funciona o Open Finance e suas vantagens.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com