Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central é acusado de chantagem

O Banco Central foi acusado de chantagem nesta semana. Veja por quem a instituição foi acusada e pelo quê.

Através das redes sociais, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) acusou o Banco Central de chantagem nesta terça-feira (28). A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) criticou a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

A parlamentar criticou em suas redes sociais o fato de o Banco Central ter duvidado de qual será a efetividade do arcabouço fiscal criado pelo governo federal.

A ideia é que esse projeto seja o substituto do teto de gastos – assunto que tem sido amplamente criticado por Lula desde que ele assumiu a Presidência. 

Críticas de Gleisi

Em suas redes sociais, uma das principais aliadas de Lula acusou, ainda, o BC de agir em prol do governo de Jair Bolsonaro (PL), destacando que a arrogância do ex-mandatário e de Paulo Guedes, antigo Ministro da Fazenda, “não tem limites”.

A parlamentar se referiu ao fato de que o atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, foi eleito pelo próprio Bolsonaro durante a sua gestão.

Nas redes sociais, a política ampliou os ataques ao afirmar que os dois têm a intenção de desacelerar ainda mais a economia e manter os juros altos para atrapalhar o desenvolvimento o Brasil.

Glesi ainda afirmou que a dupla estaria fazendo “chantagem” sobre a regra fiscal, destacando que o Brasil não merece esse tipo de gestão. 

Pedido por queda de juros

Posteriormente, ela ainda fez críticas diretas ao banco ao afirmar que as notícias de que a inflação da comida está baixando seria um dos motivos centrais para que Campos Neto decidisse baixar a taxa básica de juros, a Selic.

Ao final de sua segunda postagem, ela questionou até quando os juros irão permanecer altos, destacando que os juros do Brasil são um dos maiores – ao lado da inflação do país.

Vale destacar que Lula tem sido um dos principais nomes a questionar a alta inflação de forma ampla ao lado de Gleisi, travando diversas trocas de farpas públicas entre membros do governo e o representante do Banco Central.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock