Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central explica como funciona o Open Finance; tire suas dúvidas

Saiba como funciona o Open Finance do Banco Central e descubra quais são os benefícios para quem aderir ao sistema!

No final de setembro o Banco Central (BC) liberou o Open Investment, nova etapa do Open Finance que permite que os consumidores compartilhem os seus dados referentes a investimentos. Apesar do avanço do projeto de compartilhamento de dados, muitos não sabem como funciona o Open Finance.

Com a evolução das tecnologias digitais e o seu avanço no mercado financeiro, a autoridade monetária viu a necessidade de criar um sistema que permitisse o compartilhamento de dados de clientes entre as instituições financeiras. O objetivo é aumentar a transparência e possibilitar que o consumidor tenha acesso a uma gama maior de produtos.

Porém, a forma como funciona o Open Finance ainda gera dúvidas, principalmente em relação à segurança dos dados. Pensando nisso, o BC criou uma cartilha com informações para a população.

Como funciona o Open Finance?

De forma simples, o Open Finance (Sistema Financeiro Aberto, na tradução livre) permite que as instituições financeiras compartilhem as informações dos seus clientes. Mas, para isso, elas precisam da autorização prévia dos usuários. Além disso, o consumidor escolhe quais bancos podem compartilhar seus dados e que informações são essas.

Assim, os clientes podem usar seus dados em determinado banco para contratar serviços em outro. Uma outra possibilidade é usar um único aplicativo para movimentar várias contas em empresas diferentes sem precisar trocar de sistemas.

Ilustração com um banco no centro e vários serviços em volra representando o open finance
Imagem: Golden Dayz / shutterstock.com

Benefícios

Além de saber como funciona o Open Finance, os consumidores precisam ficar atentos aos benefícios que esse sistema pode trazer para o mercado financeiro. De acordo com o Banco Central, uma das vantagens será o aumento da concorrência no setor.

Veja também:

Afinal, a Netflix vai ficar mais cara?

Como os consumidores podem migrar seus dados com facilidade, o processo de portabilidade de serviços ficou mais simples. Então, os clientes podem procurar por condições melhores em outras instituições sem se preocupar com a burocracia para fazer a mudança. Além das informações financeiras, o plano é compartilhar também as informações de seguros e de investimentos.

Imagem: Golden Dayz / shutterstock.com