Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, a Netflix vai ficar mais cara?

Dúvida também paira sobre outros serviços de streaming; saiba mais

Nos últimos tempos, os assinantes têm se perguntado se a Netflix vai ficar mais cara. Isso porque um novo aumento pode acontecer com aprovação da Reforma Tributária, o que também afetará outros serviços de streaming, como Spotify, Prime Video, Disney Plus, entre outros.

Com o aumento do imposto para as companhias, os consumidores precisarão pagar por esses valores. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a situação e entender o que muda para os assinantes de serviços como a Netflix.

Reforma Tributária fará a Netflix ficar mais cara?

Celular com logo da Netflix.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Atualmente, companhias como a Netflix pagam até 9,25% de PIS e Cofins, além de uma alíquota máxima de 5% de ISS, o imposto municipal que incide sobre serviços, totalizando a alíquota de 14,25%. Porém. com a criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), as empresas terão um aumento considerável de seus gastos com tributação. O novo tributo tem como proposta a unificação dos impostos já vigentes.

Com base no texto da Reforma Tributária, uma das mudanças casa que acontecem é a criação do chamado Imposto Sobre Valor Adicionado (IVA), que segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a alíquota será de até 27%.

Cabe destacar que os efeitos da reforma podem ser sentidos também em outras categorias de empresas que atuam no setor de prestação de serviços, não somente a Netflix ou outras plataformas de streaming.

Impacto sentido pelo consumidor 

O aumento dos impostos para as empresas do setor de serviços deve impactar no bolso do consumidor. Apesar disso, ainda não é possível prever a gravidade da sequela. 

Veja também:

Quais cartões de crédito oferecem acesso ilimitado a salas VIP?

O texto-base da reforma, aprovado na Câmara no último mês de julho, deve ainda ser avaliado pelo Senado ao longo dos próximos meses. Por enquanto, as especulações são de que as mudanças nas tributações devem sim refletir nos serviços de streaming, fazendo a Netflix ficar mais cara. Com isso, o consumidor deve experimentar em breve uma nova alta nos valores das assinaturas.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com