Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco de horas: o que a CLT estabelece e qual é o seu funcionamento?

Entenda como funciona o banco de horas de acordo com as regras definidas pelas leis trabalhistas brasileiras!

Entender mecanismos que trazem benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores. O banco de horas, por exemplo, pode promover flexibilidade e gerenciamento de tempo eficiente, ao mesmo tempo em que pode reduzir custos operacionais para o negócio.

Dessa forma, saiba mais informações sobre seu funcionamento e o que está previsto na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Continue a leitura!

Como funciona o banco de horas?

Como funciona o Banco de Horas e quais as principais regras
Imagem: G-Stock Studio / Shutterstock.com

Em primeiro lugar, vale destacar que existem duas modalidades principais dentro do sistema de banco de horas: o banco positivo e o banco negativo. O primeiro, por exemplo, ocorre quando o colaborador acumula horas trabalhadas além da sua jornada. Assim, elas podem ser compensadas por folgas ou redução de horas em outro dia.

Por sua vez, o banco negativo se dá quando há menos horas trabalhadas do que o previsto, necessitando de uma compensação futura.

Assim, conforme previsto na CLT, a implementação do banco de horas precisa seguir certas regras. Entre elas, há a possibilidade de acrescentar até duas horas extras por dia, com a condição de que haja um acordo coletivo ou individual. O sistema oferece a vantagem de, em vez de pagar as horas extras, o empregador pode compensá-las, reduzindo a jornada em outros dias.

Veja também:

Vale-Combustível: Entenda seus direitos e obrigações na CLT

Quais são as vantagens da sua implementação?

Confira abaixo, portanto, quais são os principais benefícios de utilizar o banco de horas tanto para funcionários quanto para a empresa.

  • Redução de Custos: Evita gastos com horas extras, otimizando os recursos financeiros da empresa.
  • Flexibilidade: Permite uma gestão de tempo mais dinâmica tanto para a empresa quanto para o colaborador, possibilitando a compensação de horas de trabalho de acordo com a necessidade e preferência.
  • Motivação e Engajamento: A flexibilidade no gerenciamento das horas de trabalho pode aumentar a satisfação e engajamento dos colaboradores, reduzindo a rotatividade e promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Imagem: G-Stock Studio / Shutterstock.com