Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil atende pedidos de movimento sindical e faz importante alteração; entenda

Apesar de ser uma boa notícia, nem todos funcionários do Banco do Brasil serão beneficiados com a mudança. Confira mais informações!

O Banco do Brasil (BB) atendeu aos pedidos de funcionários e do movimento sindical e fez uma importante alteração. A instituição financeira aprovou a retomada parcial do “salário substituição” para os empregados que passarem a exercer a função de gerente em casos de férias ou afastamentos.

Desde 2007, ano em que a regra foi suspensa, o movimento sindical tem reivindicado o retorno das substituições temporárias. Apresentada à Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) no começo do mês, a medida altera a Instrução Normativa 368-1 e expande as relações temporárias para todas funções de terceiro nível gerencial.

Funções serão beneficiadas com a mudança no Banco do Brasil

De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Júlio César Castro, a suspensão da regra atingiu todos os cargos, exceto a função de gerente-geral. Por conta disso, o funcionário assumia as atividades do colega sem receber pelo que passava a fazer.

Agora, a retomada parcial do salário vai beneficiar os funcionários do BB que passarem a exercer os cargos de gerentes de relacionamento, gerentes de serviços e supervisores de atendimento. O benefício vai valer nos casos de ausências em um período igual ou maior que 10 dias úteis seguidos, desde que sejam:

  • abonos;
  • férias;
  • folgas;
  • licença-saúde.

A medida deve beneficiar 21 mil funcionários, pois a designação interina contempla apenas as unidades de negócios da instituição. Por isso, o movimento sindical vai continuar trabalhando para que outras áreas do BB sejam beneficiadas.

Impactos da medida

Conforme Fernanda Lopes, coordenadora da CEBB, há 16 anos o movimento sindical reivindica um mecanismo de realocação temporária para não haver sobrecarga da equipe de trabalho. Fernanda explicou que a mudança na instrução é importante, mas que a luta pela ampliação continuará.

Ainda, para a coordenadora da comissão, a medida traz impacto positivo devido a sua influência na formação de novos gestores. Além disso, o texto permite uma remuneração correta para o funcionário que assume as responsabilidades de outra pessoa.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com