Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil inova e lança serviço que permite pagamentos com criptomoedas

Por meio de aplicativo parceiro, os correntistas do Banco do Brasil poderão pagar impostos com criptomoedas. Veja mais

Clientes do Banco do Brasil (BB) que possuem criptoativos guardados na Bifty – startup especializada em blockchain – poderão pagar tributos, taxas e obrigações utilizando suas criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum entre outras.

Assim, para realizar o pagamento com criptoativos o correntista do Banco do Brasil deverá abrir a plataforma da Bitfy (Android e iOS), clicar no banner “Imposto com BB”, inserir o código de barras do boleto, digitar a senha e efetuar o pagamento.

A transação é similar ao pagamento de um boleto com códigos de barras através de um aplicativo de Internet Banking. Ademais, é possível fazer pagamento com Decentraland, Chainlink, XRP, Axie Infinity, Solana, entre outras.

Parceria

Lucas Schoch, fundador e CEO, afirmou que a parceria “possibilita ampliar a utilização e acesso ao ecossistema de ativos digitais com abrangência nacional e com o selo de segurança e confiabilidade do Banco do Brasil.”

De acordo com o BB, a instituição se torna pioneira nas soluções modernas e eficientes com a novidade, levando praticidade aos clientes e oferecendo mais uma opção de pagamento de tributos.

IPTU com criptomoedas

Em outubro de 2022, a Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou o credenciamento de empresas para possibilitar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2023 com criptomoedas. De acordo com Eduardo Paes, prefeito da cidade, a ação coloca a cidade na vanguarda do mercado cripto.

“O Rio de Janeiro é uma cidade global. Por isso, estamos acompanhando os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais. Temos um olhar para o futuro e queremos contribuir para que se torne a capital da inovação e tecnologia do país. E já saímos na frente. Somos a primeira cidade do Brasil a oferecer este tipo de pagamento ao contribuinte”, disse.

À vista disso, a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, afirmou que, a princípio, o uso das criptomoedas como pagamento será somente para IPTU. Entretanto, a ideia é ampliar a outros tributos.

“Queremos avaliar como a cidade irá se comportar com essa nova modalidade de pagamento para futuramente incluirmos em outros tributos”, destacou.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock