Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil inova e anuncia nova forma de pagamento

Banco do Brasil disponibiliza nova forma de pagamento e surpreende seus clientes. Confira a novidade e saiba como utilizar!

Na última sexta-feira (10), o Banco do Brasil anunciou uma grande novidade para os seus correntistas: o banco passará a aceitar o pagamento de tributos com criptomoedas. Ou seja, será possível pagar boletos de impostos com Bitcoin e Ethereum, entre outros tipos de criptoativos.

A novidade é o resultado de uma parceria do Banco do Brasil com a startup Bitfy, empresa especializada em blockchain. Por isso, inicialmente, a opção de realizar o pagamento de tributos com criptomoedas só estará disponível para usuários que já utilizam o app da Bitfy (disponível para Android e iOS).

De acordo com o comunicado, a parceria permite oferecer uma nova solução de pagamento de guias de tributos e taxas, através de convênios firmados pelo Banco do Brasil com concessionárias de serviços públicos. Saiba mais a seguir!

O que são criptomoedas?

A criptomoeda é um tipo de dinheiro digital semelhante às moedas utilizadas no dia a dia. A diferença é que ela não é impressa por nenhum governo, pois é totalmente virtual. Atualmente, existem diversos tipos de criptomoedas, entre elas:

  • Bitcoin;
  • Ripple;
  • Solana;
  • Metahero;
  • Algorand;
  • Ethereum;
  • Avalanche;
  • Decentraland;
  • The Sandbox.

Apesar de, hoje em dia, o Bitcoin ser a criptomoeda mais conhecida, ela não foi a primeira a apresentar a ideia. Isso porque o primeiro registro desse tipo foi feito em 1998, quando Wei Dai, um engenheiro de computação, sugeriu utilizar criptografia para realizar transações com um novo tipo de dinheiro.

Como fazer pagamentos com criptomoedas no Banco do Brasil

Para realizar o pagamento de tributos pelo Banco do Brasil utilizando criptomoedas, neste primeiro momento, será preciso utilizar o app da Bifty. O procedimento funciona da mesma forma que o pagamento de um boleto comum.

O primeiro passo é criar uma carteira com criptomoedas suficientes para o pagamento no app. Em seguida, o cliente deverá selecionar a opção “Imposto com o BB” e digitalizar o código de barras do boleto do tributo a ser pago.

Por fim, é preciso conferir se todas as informações do boleto, que irão aparecer na tela, estão corretas e digitar o PIN de seis dígitos solicitado para aprovar a transação. Assim, a conversão e liquidação da criptomoeda escolhida serão feitas automaticamente e o pagamento será aceito pelo Banco do Brasil. 

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com