Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Inter afirma que Brasil deve ter 1ª deflação pós-pandemia em maio

O banco Inter acredita que no mês de maio a inflação vai recuar no Brasil. Essa seria a primeira deflação desde o início da pandemia, em maio de 2020. Entre os motivos, estão a queda do dólar e do valor na conta de luz.

Vale lembrar que a inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,62% em março de 2022 na comparação com fevereiro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (8).

Banco Inter prevê 1ª deflação do Brasil em 2 anos

Segundo Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, a inflação irá recuar 0,2% em maio devido à redução no custo da energia, causada pela recuperação dos reservatórios de água e a implementação da bandeira verde, que entra em vigor já neste mês.

Outro fator que pode causar a deflação é a queda do dólar, que influencia também no valor do petróleo. Segundo a economista, com a moeda americana mais barata, os preços locais dos combustíveis não devem aumentar mais e podem até cair se forem mantidas as condições atuais.

Ainda assim, existe a previsão de que, em abril, os índices devem continuar pressionados. Entre os motivos, está o aumento das commodities, causado pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Inflação no mês de março

Segundo dados do IBGE, o IPCA acumula alta de 3,20% no ano e de 11,3% nos últimos 12 meses. A leitura está bem acima da meta de inflação para o ano, de 3,5%, que tem uma margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Os setores que mais sofreram acréscimos foram o de transportes, que subiu 3,02% em relação ao mês anterior, e alimentação (2,42%). Entre as principais causas dos aumentos, está o preço da gasolina, que afeta todas as áreas que dependem do combustível.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Divulgação / Banco Inter