Banco Inter eleva estimativa da taxa Selic para 4% em 2021

Confira todas as informações do relatório divulgado pelo banco

0

Nos últimos dias, o Banco Inter elevou a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, de 3,5% para 4% em 2021. De acordo com o banco, a principal razão para o aumento seria tanto uma recuperação mais rápida que o esperado para a economia brasileira, quanto a expectativa da aprovação do Auxílio Emergencial, que está em discussão. Com isso, o cenário deve resultar em uma nova pressão para a inflação.

Além disso, o relatório divulgado na quarta-feira (17) também aponta que o aumento dos preços ocasionado pela volta do pacote de auxílio deve pedir a retirada dos estímulos via Selic já a partir de março. Ou seja, o aumento da taxa. Enfim, o banco revisou a projeção de IPCA de 3,6% para 3,9% para 2021.

É provável que você também goste:

Caixa Tem vai liberar empréstimo pelo Bolsa Família e Auxílio Emergencial

Petrobras sobe preços do diesel, da gasolina e do GLP

Como funciona o empréstimo pessoal online Geru?

Banco Inter aumenta projeção da taxa Selic para 4%

Outro ponto do relatório aponta para uma demanda maior, impulsionada pelo novo auxílio e o avanço da vacinação no país, que deve gerar uma inflação mais persistente também no segundo semestre. No caso do PIB, o Banco Inter aposta em um crescimento de 4%, que pode chegar a 4,5%. Entretanto, o cenário apenas se confirmaria se a vacinação puder ultrapassar os 70% dos grupos prioritários ainda neste primeiro semestre.

Por fim, os economistas ainda ponderam que o risco fiscal segue sendo o principal fator de impacto na economia em 2021. Além disso, o “novo auxílio” deve pedir medidas de contrapartida que garantam o cumprimento do Teto de Gastos e sinalizem a estabilização da dívida. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Comentários
Carregando...