Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco lança novo programa de renegociação de dívidas; saiba mais

O BNDES criou um novo programa de renegociação de dívidas, o BNDES Refin. Confira as condições e negocie sua dívida.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um novo instrumento chamado BNDES Refin, que autoriza a renegociação de dívidas das operações indiretas automáticas.

Nesse tipo de operação, o banco disponibiliza recursos a clientes finais através de financiamentos intermediados por instituições financeiras credenciadas.

Essas instituições credenciadas incluem mais de 70 bancos, cooperativas de crédito, agências de fomento e outros. Esses repassam os recursos do BNDES a empresas, principalmente micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Saiba o que é o BNDES Refin

O BNDES Refin permitirá que esses clientes negociem com os bancos parceiros a suspensão completa dos pagamentos por operações indiretas automáticas. Dessa forma, abrangem principalmente as MPMEs, representando mais de 90% dos clientes. Essa solução possibilita a suspensão dos pagamentos por até 6 meses e a extensão do prazo de pagamento por até 12 meses para renegociação de dívidas.

Veja também: FGTS desbloqueado para quem fez o saque-aniversário: saiba se já está em vigor

Nesse sentido, é especialmente relevante para empresas que tenham operações com custo financeiro baseado na Taxa de Longo Prazo, Selic ou Taxa Fixa do BNDES.

“Aprovamos mais um instrumento que será fundamental para equacionar o caixa das empresas, especialmente depois de um período prolongado de altas taxas de juros”, afirmou Alexandre Abreu, diretor Financeiro e de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, em nota.

Conheça os motivos da iniciativa de renegociação de dívidas

Essa solução desenvolveu-se para ajudar a diminuir casos de inadimplência nas operações indiretas automáticas, resultando da experiência anterior durante a pandemia. Momento em que teve que suspender temporariamente os pagamentos (standstill).

Por isso, essa iniciativa de renegociação de dívidas foi adotada como uma medida de auxílio às empresas diante dos desafios econômicos provocados pela crise. Atualmente, o banco busca estabelecer essa abordagem como um mecanismo permanente, de forma que continue auxiliando as empresas a diminuir suas dívidas e reduzir a inadimplência causada por esses débitos.

Imagem: T. Schneider/Shutterstock.com