Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos devem pagar mais dividendos em 2024; saiba mais

Levantamento mostra que bancos vão repassar uma quantidade de dinheiro maior para os acionistas. Descubra quais são eles!

Com o aumento da taxa básica de juros, os investidores estão tirando o seu dinheiro em renda fixa e aplicando em renda variável, como a compra de ações. Assim, um dos principais critérios de escolha é o pagamento de dividendos, sendo que os bancos estão entre as empresas que mais pagam.

Para as pessoas que estão reestruturando a sua carteira de investimentos e querem comprar ações, fiquem atentos aos bancos que vão distribuir ainda mais dividendos no ano que vem. De acordo com um levantamento da XP, 3 instituições vão repassar uma parte maior de seus lucros em 2024.

Conforme o relatório da corretora, esses bancos podem apresentar melhoras nos seus dividend yield (rentabilidade das ações). Entretanto, o investidor precisa ficar atento, já que outras instituições podem diminuir os seus repasses ou nem mesmo fazê-los.

Bancos que vão aumentar os dividendos em 2024

As previsões mostram que os 3 bancos que poderão distribuir mais dinheiro para os acionistas são:

Além deles, a B3 (Bolsa de Valores do Brasil, portanto, uma instituição financeira) também deve apresentar uma melhoria nos seus dividendos.

No caso do Banco do Brasil, a previsão da XP é que ele apresente uma pequena melhora em relação a este ano. Em 2023, o yield do banco está em 9,8%, para 2024 a expectativa é que ele chegue até 10,2%. Para isso, a instituição deve repartir 45% dos seus lucros com os acionistas.

Imagem: Anton_AV / shutterstock.com

Aumentos expressivos

Dos bancos que vão aumentar o pagamento para os acionistas, o maior deles é o Itaú (maior banco do Brasil e da América Latina). Para os especialistas da corretora, o bom desempenho da instituição nos últimos meses vai permitir que seu yield passe de 3,2% para 5,1%.

Veja também:

Reciclagem de CNH: saiba tudo sobre esse processo

Já o Santander tem o plano de se tornar o banco que mais gera valor para os acionistas. Assim, deve repassar 50% dos seus lucros para quem possuir os papéis da empresa. Então, o seu yield deve sair do 1,7% atual para 3,5%.

Esse texto tem caráter informativo e educacional, ele não é uma indicação de investimento.

Imagem: Anton_AV / shutterstock.com