Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reciclagem de CNH: saiba tudo sobre esse processo

Entenda tudo sobre reciclagem da CNH! Este guia explica como funciona e o passo a passo para recuperar a sua carteira

Qualquer pessoa pode ter um descuido no trânsito de vez em quando. Porém, quando frequentes ou a depender da gravidade, as infrações de trânsito podem fazer com que o motorista perca a licença para dirigir. Dessa forma, criou-se uma solução: a reciclagem da CNH.

Mas o que exatamente é a reciclagem da CNH? Em suma, é uma maneira regulamentada de garantir que quem teve sua CNH suspensa possa redimir-se por meio do aprendizado, trazendo mais segurança ao trânsito. O curso de reciclagem é obrigatório para quem teve a carteira suspensa.

Como funciona a reciclagem da CNH?

foto de CNH
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Sendo um elemento fundamental na recuperação e reabilitação de motoristas infratores, a reciclagem visa combater comportamentos imprudentes e promover a cultura da condução segura. Ou seja, quando o motorista acumula mais pontos do que o permitido na carteira, se envolve em acidentes graves ou sofre condenação por determinados delitos de trânsito, ele precisa passar por esse processo.

Veja também:

Veja por quanto tempo é permitido receber pensão por morte do INSS

O primeiro passo para quem se encontra nessa situação é entregar a CNH ao Detran, cumprindo o período de suspensão designado. Depois, é importante escolher uma instituição credenciada para realizar o curso. Você pode encontrar instituições homologadas no site do Detran de seu estado. Além disso, algumas delas oferecem o curso no formato EAD.

Como é a estrutura do curso?

O curso possui 4 módulos principais:

  • Legislação de trânsito (12 horas);
  • Direção defensiva (8 horas);
  • Relacionamento interpessoal (6 horas);
  • Primeiros socorros (4 horas).

Ao todo, a reciclagem conta com 30 horas. Após sua conclusão, o condutor realiza uma prova com 30 questões de múltipla escolha, e precisa acertar pelo menos 21. Em caso de reprovação, é possível refazer a prova em cinco dias, porém em uma segunda reprovação, o curso inteiro precisa ser refeito.

Independentemente de ter a CNH suspensa ou não, estar familiarizado com o processo de reciclagem é vital. Além de ampliar o conhecimento sobre as leis de trânsito, destaca a importância do comportamento responsável. Afinal, o objetivo de todos é garantir um trânsito mais seguro para todos.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com