Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos não abrirão as agências no início da próxima semana; entenda o motivo

Na próxima segunda-feira (1), bancos terão alteração no seu horário de funcionamento. Saiba como se programar.

O Dia do Trabalho (01/05) é um feriado internacional e este ano ele cairá em uma segunda-feira. Por esse motivo, bancos mudam o seu funcionamento, o que ocorre quando um feriado é comemorado em nível nacional.

Se você quiser fazer alguma transferência ou pagamento, continue a leitura para saber as alternativas que as agências oferecem aos seus clientes.

Feriado do Dia do Trabalho muda funcionamento de bancos na próxima semana

É importante saber que os autoatendimentos seguem disponíveis no sábado (29) e no domingo (30). Ainda que os bancos não funcionem na segunda-feira, os clientes podem utilizar seus os canais digitais e remotos sem problemas.

Contudo, caso você tenha uma conta de água, luz, telefone ou outra que vença no dia 1º, poderá pagar, sem acréscimos, na terça-feira (2). Veja o que diz Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionadas por estes canais. […] Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”

Portanto, sugere-se que o cliente antecipe o pagamento das contas obrigatórias que vencerão neste dia e que não tenham a data do tributo ajustada no documento de arrecadação.

Feriado Internacional do Dia do Trabalho

Como o nome diz, esse é um feriado internacional. Também conhecido como Dia do Trabalhador, ele surgiu devido a uma greve de operários ocorrida em 1º de maio de 1886, na cidade estadunidense de Chicago, Illinois.

A greve ocorreu devido às condições de trabalho naquela época, onde o trabalhador médio tinha jornadas de 13 horas por dia. A conquista foi a redução diária de trabalho, de 13h para 8h. Por isso, estabeleceu-se a data comemorativa em Paris, 3 anos depois, como forma de homenagem a esses trabalhadores. No Brasil, passou-se a comemorar a data em 1924.

Imagem: Sergio V. S. Rangel / Shutterstock.com