Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos públicos diminuem juros do empréstimo consignado após queda da Selic

Clique aqui e descubra quanto de juros terá de pagar se decidir fazer um empréstimo consignado a partir de hoje.

A partir de hoje (21), os bancos públicos começam a oferecer uma nova taxa de juros para os clientes que quiserem contratar um empréstimo consignado. A decisão veio depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou uma nova redução na Selic.

Ontem (20), o Copom divulgou a queda na taxa de juros básica do Brasil de 0,50 ponto percentual. Assim, ela passou dos 13,25% para 12,75% ao ano, o menor índice nos últimos 16 meses. Com isso, Banco do Brasil e Caixa optaram por reduzir os juros de algumas linhas de crédito, entre elas o empréstimo consignado.

No caso dessa linha de crédito, é o INSS que determina o limite de juros que os bancos podem cobrar na operação. Tanto Caixa quanto Banco do Brasil praticavam juros menores do que o limite e agora eles diminuíram ainda mais.

Como ficaram os juros do consignado?

De acordo com informações do Banco do Brasil, a instituição diminuiu os juros da faixa mínima e também da faixa máxima do empréstimo consignado. Assim, a faixa mínima passou de 1,75% ao mês para 1,71%. Já a faixa máxima saiu de 1,89% e chegou a 1,85%.

Veja também:

“Super Quarta”: entenda os fatores que definiram a queda nos juros no Brasil e manutenção da taxa nos EUA

Além disso, o banco também anunciou a redução dos juros para os empréstimos para pessoas jurídicas e micro e pequenas empresas. Entretanto, as taxas dessas operações mudam de acordo com as condições do contrato e o perfil de cada cliente.

Juros na Caixa

A Caixa é o banco que cobra a menor taxa de juros para o empréstimo consignado. Até a última quarta-feira o valor era de 1,61% ao mês. Com a queda da Selic, a instituição reajustou esse índice para 1,55%.

Outra linha de crédito que sofreu reajuste foi o capital de giro para micro e pequenas empresas que teve uma redução de 0,22 ponto porcentual. Assim, a nova taxa de juros começa em 0,99% ao mês

Imagem: Inside Creative House/shutterstock.com