Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos serão obrigados a oferecer novo serviço a partir de 2024; saiba mais

Novo serviço defendido pelo Banco Central deve ser implementado pelos diferentes bancos do país em breve. Confira!

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional publicaram uma nova resolução na terça-feira, 26 de dezembro. Com isso, a medida endurecerá a postura dos bancos em relação à educação financeira dos clientes a partir do próximo ano. 

Segundo o anúncio, todos os bancos e instituições financeiras do Brasil deverão implementar programas de educação financeira para seus clientes naturais (incluindo empresários individuais) até 1º de julho de 2024.

Dentre as várias ações educativas que deverão ser implementadas, destacam-se a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar, a formação de poupanças e resiliência financeira, e ações de prevenção ao inadimplemento de operações e ao superendividamento.

Novo serviço disponibilizados pelos bancos 

Essa nova resolução colocará os bancos e outras instituições financeiras numa situação chave para alavancar a educação financeira dos brasileiros. Assim, a partir de programas bem planejados, os bancos agora terão a chance de ajudar seus clientes a melhor gerir seu dinheiro, a evitar o superendividamento e a formar poupança e resiliência financeira.

O fato de que os bancos terão que seguir princípios éticos bem estabelecidos para seus programas de educação financeira é um bônus adicional. Sendo assim, os programas devem fornecer valor ao cliente, oferecer amplo alcance para garantir acesso a todas as camadas de clientes, e ser personalizável para atender às necessidades individuais de cada brasileiro.

Mão segurando celular que tem várias cédulas saindo
Imagem: Marko Aliaksandr / shutterstock.com

Implementação dos programas de educação financeira

Cada instituição financeira deverá nomear um diretor para gerir esses programas educativos e estabelecer mecanismos de acompanhamento e controle. Além disso, a resolução acordada também prevê a adoção de “métricas e indicadores adequados, e a identificação e correção de eventuais ineficiências”.

Veja também:

Caixa libera saque de até R$ 6.220 para moradores de 83 cidades; veja se a sua está na lista

Por fim, o Banco Central deixou claro em seu comunicado que a intenção é adotar as medidas necessárias para implementar essa Resolução Conjunta. Teremos que esperar e ver como essa nova obrigação afetará a indústria bancária e os clientes no longo prazo.

Imagem: Marko Aliaksandr / shutterstock.com