Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bandeira verde é mantida pela Aneel para conta de luz em fevereiro

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz. Conheça os detalhes e benefícios dessa decisão para os consumidores.

Após um período de chuvas favoráveis, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) optou por manter a bandeira tarifária verde durante o mês de fevereiro. Essa decisão implica que não haverá custos adicionais nas contas de luz, já que a bandeira verde tem sido aplicada desde abril de 2022, refletindo as condições propícias para a geração de energia no Brasil.

Os reservatórios das usinas hidrelétricas encontram-se em níveis elevados devido às chuvas, o que elimina a necessidade de recorrer a fontes de energia mais dispendiosas. Essa condição favorável tem contribuído para a estabilidade e sustentabilidade do setor elétrico, proporcionando benefícios diretos aos consumidores, que não enfrentarão aumentos tarifários neste período.

Sistema de bandeiras tarifárias

O método, implementado em 2015, se trata de um sistema de bandeiras tarifárias, criado para informar os consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil. Dessa maneira, essa abordagem desempenha um papel crucial na atenuação dos impactos financeiros enfrentados pelas empresas distribuidoras de energia do país.

imagem de lâmpada apagada em cima de conta de luz com moedas bandeira verde conta de luz
Imagem: TanitJuno / Shutterstock.com

Antes da introdução desse sistema, os custos associados à escassez de geração de energia eram repassados às tarifas somente durante o reajuste anual de cada empresa, acrescido de juros. No atual modelo, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras de energia mensalmente por meio da denominada “conta Bandeiras”.

Veja também:

Dinheiro na mão em minutos! Faça seu empréstimo pessoal com 90 dias de carência agora!

Significado das bandeiras da conta de luz

A bandeira verde significa que o custo para produzir energia está baixo, e, portanto, não há cobrança adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha (1 e 2) indicam um aumento no custo da geração de energia e a necessidade de acionar térmicas. Assim, estes custos estão principalmente relacionados ao volume dos reservatórios.

Neste período em que vivemos, a expansão da geração de energia vem sendo marcada principalmente por fontes renováveis e limpas. Consequentemente, temos presenciado 22 meses consecutivos de bandeira verde. Dessa maneira, esse é um sinal altamente positivo para o país, que denota condições favoráveis de geração de energia, destacou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

Imagem: New Africa / shutterstock.com