INSS: confira como solicitar a revisão do benefício
Muitos aposentados que recebem seus benefícios pelo INSS podem não saber que têm direito de solicitar a revisão. Confira mais detalhes!
Muitos aposentados que recebem seus benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem não saber que têm direito de solicitar a revisão dos valores recebidos. Assim, esse direito contempla àqueles que considerarem a quantia do pagamento incorreta ou que algum período de trabalho não tenha sido incluído no cálculo.
No entanto, é importante observar que existe um prazo de dez anos para tal solicitação, contados a partir da data de concessão do benefício. Portanto, neste ano de 2024, os pensionistas que se aposentaram em 2014 estão no limite de tempo para fazer essa solicitação.
Como solicitar a revisão do benefício do INSS?
Assim, para solicitar a revisão, é necessário que o aposentado ou pensionista forneça provas documentais que comprovem um erro por parte do INSS. Na primeira instância, o pedido de correção deve ocorrer diretamente com o INSS, podendo recorrer à justiça se necessário.
Veja também:
Bandeira verde é mantida pela Aneel para conta de luz em fevereiro
Dessa forma, o processo não exige a presença de um advogado nas ações judiciais de até 60 salários mínimos ou para os processos abertos diretamente na Previdência Social. Contudo, a recomendação é ter o auxílio de um profissional da área.

Benefício de solicitar a revisão do benefício previdenciário
Portanto, os aposentados que conseguem comprovar um erro e obter a revisão do benefício têm o direito de receber as diferenças dos últimos cinco anos antes do pedido. Dessa forma, essas diferenças são comumente conhecidas como atrasados do INSS.
Então, no caso de revisões em que o segurado apresenta um novo documento durante o processo, pode haver mudança no prazo. Ademais, as solicitações de revisão podem ser feitas remotamente, através do número 135 do INSS ou pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
No entanto, é preciso estar certo de que o benefício está defasado, pois o INSS pode diminuir o valor do benefício caso identifique alguma falha.
Imagem: Rafapress / Shutterstock.com
