Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BB participa do Setembro Amarelo e fala da importância de cuidar da saúde mental

O Banco do Brasil cuida das pessoas ao ter um olhar voltado para a saúde

Setembro é conhecido como o mês em que se trata a prevenção do suicídio. Diante disso, o Banco do Brasil (BB), resolveu aderir a campanha do Setembro Amarelo, e falar sobre a importância de cuidar da saúde mental. Sendo assim, a instituição entende que o autocuidado auxilia na prevenção e no tratamento de doenças emocionais. Confira abaixo, a campanha do BB. 

Itaú fecha 17 salas de cinema e público reage com críticas 

BB participa do Setembro Amarelo e fala da importância de cuidar da saúde mental

Em suma, comer bem, praticar atividade física com regularidade, bem como dedicar tempo para o lazer são medidas simples, e que tem um forte impacto na sua saúde. Atualmente existem estudos que demonstram que alguns alimentos auxiliam no controle da ansiedade, e melhoram a qualidade do sono. Além disso, alguns tipos de exercícios físicos são mais indicados para melhorar a concentração. 

Entretanto, em alguns casos, as medidas não são suficientes para cuidar da saúde mental. Há casos em que algumas pessoas começam a apresentar sinais de adoecimento, as quais inclusive comprometem as atividades diárias. Diante disso, é necessário iniciar um tratamento, e um acompanhamento com psicólogos e psiquiatras. Afinal de contas, isso é autocuidado. 

Campanha Setembro Amarelo

No Brasil, a campanha do Setembro Amarelo começou em 2015, e tem como objetivo auxiliar na conscientização e na prevenção do suicídio. Em suma, é crescente o número de pessoas que tiram a própria vida, por conta de algum problema de saúde mental. Sendo assim, em cerca de 96,8% dos casos de suicídio, tinham relação com transtornos mentais, em especial a depressão e o transtorno bipolar. 

Diante disso, é necessário tratar o tema da saúde mental com seriedade e empatia. E o Banco do Brasil é solidário com a causa. A empresa entende que acolher e ajudar alguém em sofrimento não é uma habilidade inata. Por isso, é preciso aprender sobre as formas de reconhecer no outro e em si, os sintomas. Também é importante saber as formas de abordar e de encaminhar para a ajuda especializada. 

Ainda, vale ressaltar que a campanha se chama Setembro Amarelo, pois em setembro de 1994, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos cometeu suicídio. Ele se chamava Mike Emme, e tinha um Mustang 68 amarelo. No dia do seu velório, os seus pais e os seus amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas, com frases de apoio para pessoas que pudessem estar com algum problema de saúde mental e emocional. 

E como o BB ajuda a cuidar da saúde dos seus funcionários?

O BB cuida das pessoas ao ter um olhar voltado para a saúde, e para a qualidade de vida de cada um dos seus funcionários. E com isso, a empresa lançou, neste mês de setembro, o Programa Saúde Mental. O programa se alicerça em 5 pilares, e envolve diversas ações e níveis de prevenção. Assim, é possível tratar o indivíduo como um todo, com o foco na saúde integral. 

A intenção é abordar a saúde mental sob vários aspectos. Ou seja, desde a tríade “atividade física + comida de verdade + consciência plena”, até as consultorias especializadas em ergonomia para todos os times. Por fim, o BB oferece o apoio psicológico para os funcionários e o desenvolvimento de ações exclusivas para capacitar as suas lideranças, sobre a importância do tema.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com