Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BDR do Nubank: entenda a diferença entre Nível I e Nível III e decida qual é melhor para você

A partir de agora, os BDRs Nível III do Nubank serão convertidos em BDRs Nível I Não Patrocinado, mesmo nível de grandes empresas.

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipt) são valores mobiliários emitidos no Brasil com base em ações emitidas fora do Brasil. É um certificado de depósito feito no país, mas que representa os ativos de empresas em Bolsas de outros países, ou seja, quem compra um BDR está comprando títulos que representam esses ativos. 

O programa de BDRs do Nubank na Bolsa brasileira (B3) agora passam por uma reformulação no que diz respeito aos BDRs Nível III, que passarão a ser BDRs Nível I Não Patrocinados. Confira mais detalhes sobre essa mudança no texto abaixo. 

Quais as diferenças entre BDR Nível III e BDR Nível I Não Patrocinado?

Os BDRs de Nível III só podem ser emitidos por empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essas empresas são estrangeiras e esse registro dá a elas o reconhecimento de que foram abertas no Brasil. 

Já o BDR de Nível I Não Patrocinado também é emitido por empresas estrangeiras, mas não é necessário que elas tenham o CVM.  Entretanto, mesmo sem o registro, elas podem estar listadas em uma Bolsa de outro país mas terem seus ativos negociados no Brasil. 

Os BDRs de Nível I fazem com que uma outra instituição financeira seja a depositária dos recibos. No caso do Nubank, a instituição depositária é o Banco Bradesco S.A.

O cliente que comprou BDRs do Nubank é obrigado a converter? 

Se o cliente do Nubank comprou os BDRs, a instituição oferece três opções do que fazer com eles. Ele pode converter os de Nível III em Nível I Não Patrocinados, receber o valor de acordo com a venda dos seus BDRs ou trocá-los por ações na Bolsa Americana. 

Para realizar uma dessas ações, o cliente deve acessar os aplicativo do Nubank ou da NuInvest até o dia 11 de agosto. Aqueles que não informarem a opção escolhida até esse prazo receberão automaticamente o valor da venda dos ativos.

Imagem: Divulgação / Nubank