Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do BPC poderão receber Bolsa Família também; saiba mais

O Congresso Nacional aprovou o pagamento do Bolsa Família aos beneficiários do BPC. Confira mais detalhes da medida!

Na última terça-feira (06), o Senador Alessandro Vieira (MDB) retomou suas funções legislativas em Brasília. Assim, a agenda do dia incluiu uma reunião com Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e a Secretária de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino.

Dessa forma, o objetivo do encontro era discutir estratégias eficazes para combater as desigualdades sociais presentes no Brasil e no estado de Sergipe. Durante a reunião, o senador falou sobre a situação do programa Bolsa Família + Benefício de Prestação Continuada (BPC), que beneficia idosos de baixa renda e pessoas com deficiência. 

Bolsa Família + BPC

No entanto, embora a proposta para o pagamento do Bolsa Família aos beneficiários do BPC tenha sido aprovada pelo Congresso Nacional graças após sugestão do senador Alessandro Vieira, ainda não foi implementada pelo governo federal.

De acordo com Vieira, muitas famílias de baixa renda que dependem do BPC aguardam essa melhoria no programa. E, assim, passem a ter acesso também ao Bolsa Família, que é o maior programa de transferência de renda do mundo.

Assim, caso seja aprovada, a medida irá beneficiar cerca de 1,7 milhões de famílias que recebem o BPC, que passarão a ter direito também ao Bolsa Família.

Mão estendida na direção de uma outra mão que segura várias notas de 100 reais, representando um pagamento do BPC
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Projeto de moeda social

Além disso, Vieira também falou sobre a iniciativa do município de Indiaroba, no Sergipe, que criou a moeda social conhecida como “Aratu”. Assim, esse “dinheiro”, que só tem validade dentro do próprio município, funciona como uma versão local do Bolsa Família. Sendo pago pelo Banco Popular de Indiaroba (BPI), o primeiro banco municipal da região Norte/Nordeste.

Veja também:

Bradesco vai lançar novo segmento de atendimento; saiba mais

Por fim, o senador afirmou que o projeto de moeda social de Indiaroba merece reconhecimento. Pois, o Aratu é uma ferramenta de inclusão social que tem feito a diferença na vida das famílias de renda baixa do município. Além disso, o projeto ainda incentiva o consumo no comércio local, o que movimenta a economia.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com