Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do BPC vão ter acesso ao empréstimo consignado maior

0

No final do mês de março, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou um documento que permite a concessão de empréstimo consignado para as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

É provável que você também goste:

INSS: confira as novas regras para liberação de benefícios

Empréstimo Caixa Tem: quem não tem conta no banco pode solicitar?

Os beneficiários poderão comprometer até 40% dos pagamentos mensais para extinguir as parcelas do empréstimo contratado.

No entanto, o serviço ainda não está operando. Conforme informado pela Federação Brasileira dos Bancos, os bancos estão fazendo ajustes técnicos e a data de liberação dependerá de cada instituição.

Empréstimo consignado para beneficiários do BPC: como vai funcionar?

Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS já possuem direito de pegar crédito através da modalidade de empréstimo consignado, que é descontado diretamente na folha de pagamento.

Com a nova medida, que autoriza que pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que são beneficiários do BPC possam contratar crédito, o público contemplado aumenta.

De acordo com o que divulgou o INSS, as pessoas que recebem o BPC poderão usar até 40% dos valores mensais para realizar o pagamento do crédito. Vai funcionar da seguinte forma:

  • Até 35% em empréstimo pessoal – que equivale a R$ 424,20
  • Até 5% para retiradas e compras no cartão de crédito ou quitação das dívidas do cartão – o correspondente a R$ 60,60

INSS dá algumas instruções

O Instituto Nacional do Seguro Social deu algumas instruções para os beneficiários do BPC e aposentados que têm interesse em solicitar empréstimo consignado. Veja quais são.

  • Não contratar empréstimos pelo telefone;
  • Não informar o CPF, nem o número do cartão do INSS;
  • Ficar atento a todos os termos do contrato antes de ser assinado;
  • Prestar bastante atenção aos valores do empréstimo consignado e da aposentadoria por meio do site ou aplicativo Meu INSS;
  • Caso alguma quantia não esperada surgir na conta, o ideal é conferir a origem e entrar em contato com a instituição para que o dinheiro seja devolvido;
  • Em situações de golpes ou fraudes, o segurado precisa procurar o mais breve possível a instituição financeira responsável pela realização do empréstimo e registrar uma reclamação no Portal do Consumidor;
  • Se o segurado se sentir ameaçado, ele poderá fazer uma reclamação na ouvidoria e também um boletim de ocorrência na polícia.

Além disso, cabe ressaltar que o INSS não entra em contato por meio de WhatsApp, e-mails, ligação, entre outros, para oferecer esses serviços.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar