Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício do governo pode dar 65% de desconto na conta de luz

Por meio do programa do governo, as famílias que se encaixam nas regras podem receber descontos na conta de luz

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 63 milhões de brasileiros recebem R$ 407. Esse valor é pequeno para quem precisa sustentar um lar com 4 integrantes e ainda  realizar o pagamento de diversas contas, como a de energia. Por isso, foi necessário que o governo criasse um benefício que ajudasse o público.

Trata-se do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos nas contas de luz das pessoas que estão inscritas no CadÚnico. No entanto, o abatimento varia de acordo com a quantidade de quilowatts consumidos por cada lar. Confira abaixo como funciona e como ser contemplado pelo projeto!

É verdade que o governo dá até 100% de desconto na conta de luz?

Conforme dito acima, os descontos concedidos variam de acordo com a quantidade de quilowatts consumidos. Ou seja, mesmo estando cadastrados no CadÚnico, os usuários podem não receber abatimentos iguais. Além disso, os critérios para as famílias indígenas e quilombolas diferem, em determinados, dos exigidos a outros lares. Veja abaixo.

  • Para todas as famílias cadastradas no CadÚnico, exceto indígenas e quilombolas:
Consumo mensal% de desconto
Até 30 kWh65%
Entre 31 kWh e 100 kWh40%
Entre 101 kWh e 220 kWh10%
  • Para as famílias indígenas e quilombolas cadastradas no CadÚnico:
Consumo mensal% de desconto
Até 50 kWh100%
Entre 51 kWh e 100 kWh40%
Entre 101 kWh e 220 kWh10%

Desconto na conta de luz: como conseguir?

O CadÚnico reúne dados pessoais e de renda de milhões de cidadãos brasileiros, sendo extremamente importante para os programas sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, Vale-Gás, ID Jovem e o próprio Tarifa Social. É através dele que a União consegue analisar melhor a situação de vida de cada usuário antes de conceder um benefício.

Por isso, não existe a necessidade da pessoa realizar um cadastro manual no programa que concede desconto na conta de luz. Isso porque o governo inclui automaticamente as famílias no Tarifa Social, sem precisar que os cidadãos se deslocam de suas casas para se cadastrar.

Vale destacar que as pessoas ainda não cadastradas podem realizar um pré-cadastro pela internet (clique aqui). Posteriormente, é necessário comparecer em um posto de atendimento do CadÚnico para apresentação de documentos de identificação obrigatórios dos integrantes da família e outros dados.

Imagem: rafapress / shutterstock.com