Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bilionários se mostram completamente contra o home office

Além de Elon Musk, outros bilionários não concordam com a modalidade home-office e os argumentos são parecidos. Entenda!

Recentemente, Elon Musk, atual proprietário do Twitter, afirmou que é contra o trabalho home office. De acordo com ele, as pessoas que exercem suas funções presencialmente nas empresas tendem a ser mais produtivas. Além dele, muitos outros bilionários são contrários à essa modalidade. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Forbes com as 65 pessoas mais ricas do mundo, apenas 3% alegaram ser a favor de trabalhos remotos. Além disso, Sam Altman, CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT, também se declara contra e defende o mesmo argumento que Musk: a produtividade.

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto ou híbrido para reduzir os riscos. No entanto, mesmo com o arrefecimento da crise sanitária, a modalidade home office foi adotada de forma integral em determinados casos. 

Contrários à modalidade remota

Voltando a Elon Musk, o magnata disse que chegava a dormir no escritório do Twitter. Quando estava no comando, fez com que todos os funcionários cumprissem as funções de forma presencial, por pelo menos 40 horas semanais. 

Segundo o dono da Tesla, trata-se de uma questão de produtividade e também uma questão moral. Isso porque muitos trabalhadores não podem exercer suas atividades remotamente. 

Altman, exposto acima, diz que ao trabalhar presencialmente os funcionários alcançam uma maior produtividade. Para ele, o formato remoto é um dos maiores erros na indústria da tecnologia e considera que ela ainda não avançou totalmente para que as pessoas possam fazer todo o seu trabalho de casa. 

Trabalho home office X presencial 

Na modalidade home office, como o próprio nome sugere, as pessoas realizam suas atividades de casa, sem precisar ir até o escritório. Como citado antes, esse formato ficou bastante comum nos tempos de crise pandêmica, mas se estendeu mesmo com a melhora do cenário no Brasil e no mundo. 

Já no trabalho presencial, todos os funcionários precisam cumprir as obrigações dentro do ambiente da empresa. Não é possível realizar atividades em casa. Há ainda o híbrido, que é um misto dos dois tipos. Nesses casos, os colaboradores podem trabalhar presencialmente e remotamente, de acordo com as demandas.

Imagem: Dean Drobot / shutterstock.com